terça-feira, 2 de abril de 2013

À procura do Norte



Tenho alunos que me inspiram cuidados do ponto de vista psicológico, antes era raro passar por aqui alguém que tivesse problemas sérios de depressão ou quadros complexos de debilidade a nível da saúde mental. Lembro-me - em dez anos que já lá vão- de apenas dois casos que acompanhei de perto, duas raparigas. Uma apoiei de muito perto e terminou o curso, gostei sempre muito dela embora me custasse compreender como é que alguém tão belo e tão competente revelava uma tremenda insegurança. E não queria escavar muito na infância dela, não me competia, só queria ajudá-la a rir um bocadinho e a acreditar mais nela. Sei que vive em Inglaterra e está bem, continuo a pensar nela como a minha A (esta coisa de os sentir meus vem dos meus tempos iniciais de professora do 1º ciclo...ou de outra coisa qualquer...). A outra desistiu do curso mas voltou há pouco tempo atrás e bem melhor, menos zangada.
 
Nestes últimos anos estes casos têm sido mais e mais, não apenas sintomas depressivos, coisa que todos podemos ter. Casos aparentemente de psicose, com muita agressividade à mistura, quer dirigida a professores, quer a colegas. Sinto uma enorme ambiguidade face aos mesmos e sou por vezes muito pressionada para os excluir. Alguns deles têm até apoio psiquiátrico e apresentam atestado comprovativo mas isso não lhes chega para enfrentar o que o mundo deles exige.
 
Eles estão à beira do precipício mas é assim que também me sinto muitas vezes quando penso como ajudá-los e se devo ajudá-los de facto. Há um lado que me diz que ainda assim estão melhor aqui porque estão a tentar fazer alguma coisa da vida deles, outro que me diz que talvez não seja aqui o seu lugar, nomeadamente porque a opção de curso que escolheram envolve relações humanas, ou seja, aquilo que é neles o seu ponto mais fraco.
`
Quando penso neles, sinto-me à procura do Norte e que o faço muitas vezes sozinha.
 
~CC~


1 comentário:

  1. É assim também que eu me sinto muitas vezes em relação àqueles com os quais tenho de lidar diariamente.

    Um abraço. :)

    ResponderEliminar

Passagens