sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Abraçar


Como vos dizer da infância.

Todos os natais da infância foram imensamente felizes. Por estar calor, pelos churrascos com piri-piri, pelas árvores da rua enfeitadas com cores, todas as cores possíveis. E o pai natal ia a África. O menino jesus, esse era mais distante, não nos visitava e missas do galo não combinavam com a roupa leve, nem tão pouco com as cervejas geladas que os adultos bebiam.

Soube pela primeira vez que o Natal podia ser também triste quando o passei pela primeira vez em Portugal. A casa despida, os colchões no chão, uma mesa pequenina de fórmica, os nossos haveres a caber todos num canto, a pobreza, o abismo. E o pai longe, muito longe. Mas foi a tristeza que me ensinou a procurar a alegria. Tudo aconteceu nesse Natal. Resume-se aí a batalha de uma família inteira: uma mãe, quatro filhos. Chegou uma caixa do outro lado do mundo com enfeites natalícios, lindos e maravilhosos enfeites. E mesmo sem árvore, enfeitámos toda a casa, colámos fitas nas paredes e pendurámos bolas onde era possível. Tudo se assemelhava a um carnaval natalício mas foi nesse vermelho dourado que rimos. Se calhar também chorámos. Nunca me esqueci daquele Natal, tenho dele uma cicatriz interior. E quando olho hoje para as cicatrizes que a minha pele tem das últimas cirurgias, vejo como elas não são nada quando comparadas com a outra,

Desde aí que basicamente só tenho procurado e valorizado uma coisa a cada Natal; tentar que os laços não se deslacem, que a cola não descole, que alguns sabores permaneçam, que os abraços aconteçam.

Abracem alguém e sintam que é tudo o que precisam.

A cada um de vós um abraço também.

~CC~







6 comentários:

  1. abraço-a também a si, CC.
    Feliz Natal, o melhor possível!
    beijo

    ResponderEliminar
  2. (nunca saberei dizer-te o que isto significou para mim, e olha que não regressei de África, mas...)

    _____________
    p.s. - adoraria conhecer o teu primeiro nome, o verdadeiro/um que tu desejes inventar :)

    _____________
    (enorme abraço)

    ResponderEliminar
  3. Querida Ana, para ti um abraço apertadinho, talvez no próximo ano te possa ir dá-lo aí, perto do teu mar.
    Manuel, que a poesia nos preencha sempre. Abraço com poesia dentro, uma das suas preferidas.
    Alexandra, hei-de escrever aqui para ti uma coisa sobre o meu nome, o meu verdadeiro nome, um desses C da dupla de letras CC. Um abraço apertadinho.
    ~CC~

    ResponderEliminar
  4. Ah gosto tanto de abraços :)

    Um grande abraço para a CC, carregado de tudo de bom

    ResponderEliminar
  5. Recebo com alegria esse abraço e retribuo-o. Há que procurar a alegria, mesmo quando ela parece escassear. Um pouco como os enfeites desse Natal sem árvore que descreve.

    Obrigada CC.

    ResponderEliminar

Passagens