terça-feira, 7 de maio de 2013

A mansa loucura


O Crato tem uma loucura mansa, bem diferente da loucura do Relvas. Não sei, contudo, se não será um pouco mais perigoso, isto de colocar crianças de 9 e 10 anos, respectivas famílias, escolas e professores em estado de sítio, parece-me um delírio de poder. Os delírios de poder explicam-se por argumentos simples: é assim porque eu quero e têm que me obedecer.
 
Não tenho pena das criancinhas nem acho que lhe faça propriamente mal, a questão é se faz bem, se é útil, se serve para qualquer coisa que se traduza na melhoria do ensino. A sensação que tenho é que ele gostaria mesmo que os meninos vestissem fato e gravata e tirassem hoje uma fotografia como nos idos anos do fascismo. Aposto que consideraria isso como um marco simbólico porque como ele despreza o conhecimento sociológico, ignora que os símbolos só fazem sentido num dado tempo histórico. Despreza ainda outras coisas, como o facto de naquele tempo dos exames da 4ª classe, o abandono escolar ser gritante e o insucesso dos mais pobres uma quase certeza.
 
Ora, para quem considerava que o Ministério da Educação podia até não existir, esta arrogância de ministro é a antítese. Para além disso já começou a mudar programas porque sim, porque a Matemática dele é outra Matemática, daqui a pouco será também outro Português, outra Filosofia....Confirma-se assim amplamente que o poder é uma tontura perigosa.
 
~CC~

4 comentários:

  1. O que nos vale é que sabemos que a permanência no poder destes "loucos" não é eterna. E ainda, que a loucura deles não é contagiante.
    ;-)

    Beijinhos grds

    ResponderEliminar
  2. Concordo de todo. Acabei de ler uma notícia sobre a entrevista que ele deu à Renascença ontem, em que, contrariamente ao que referiu há tempos, aponta como certas as 40 horas e a mobilidade especial para os professores, além das alterações ao modelo de Bolonha - para tornar certamente credíveis licenciaturas como a do senhor Relvas. Atiram-nos areia para os olhos, fazem de nós estúpidos.

    Um abraço

    ResponderEliminar

Passagens