domingo, 8 de fevereiro de 2015

Por nós, pelas mulheres



Raramente nos vestimos assim a preceito, com um casual chique que seria insuportável no dia a dia mas que nos embeleza se tiver esse charme a combinar a dois num dia especial, não desses que o calendário marca como obrigatório.

Desde este Verão em que o ar me faltou como em nenhum outro que tenho andado arredia de acontecimentos públicos, penso sempre na saída e no que me custa chegar à saída se estiver muita gente. Mas a coisa tinha graça e desafio. Uma revista feminista a ser lançada numa embaixada de um país de religião muçulmana. A quebrar estereótipos ou pelo menos com esse intuito. Fiz muitas coisas, dessas que se marcam como pilares de uma vida: o filho, o livro, a árvore. Mas nunca tinha sido membro do conselho editorial de uma revista. E até hesitei na altura, vendo agora que fui tonta em fazê-lo, a revista tem classe e procura ser inovadora.

Fomos recebidos muito bem e a casa estava cheia, quase me esqueci do cansaço dos dias, a comida estava maravilhosamente bem confeccionada e servida. O discurso da mulher embaixadora foi claro e assertivo na valorização das mulheres, no que a lei tem vindo a consagrar como os seus direitos. É claro que não ouvimos sem que nos fique a dúvida, uma espécie de sombra que tolda o quão maravilhosamente nos sentimos ali dentro. O chá de menta não falta naqueles copos de vidro trabalhados, tão bonitos.

Procuro ficar perto de ti, aguentas bem melhor estas coisas, pareces mais bicho do mato do que eu mas eu sou mais, ou sou de um modo diferente do teu. Saímos a falar francês, a chuva parou e a lua aparece redonda, brilhante, sinto-me em paz.

Não sei se fomos por nós ou pelas mulheres, certo é que tenho muito receio do que este século possa fazer retroceder no árduo e duro caminho das mulheres rumo à sua liberdade. Tenho uma filha, penso muito nela, no que poderá acontecer. A batalha não está ganha, não está em nenhum lugar do mundo, mas noutros parece praticamente perdida.

~CC~



Sem comentários:

Enviar um comentário

Passagens