domingo, 1 de junho de 2014

Por amor?!


Aparece a moça com trejeitos de cumplicidade a perguntar-nos o que faríamos por amor. Parece uma pergunta séria, não fora anunciar um programa estúpido de TV que é necessário desmascarar, desconstruir. A prova de amor que o parceiro tem que dar em tal programa é fazer uma coisa que detesta. Mas se detesta fazer aquilo ou tem medo como é que nós, que o amamos, podemos pedir-lhe isso? A prova de amor dele(a) é a mais provada prova do nosso desamor. Jamais pediria a alguém que amo que comesse uma coisa que detesta, violentasse os seus receios, pensasse nas antípodas do que pensa. Pior: associar a ideia do amor ao sacrifício e à tortura do outro é meio caminho andado para a ideia ainda corrente de que o amor justifica tudo, inclusive a violação do amor próprio, do respeito por si mesmo. De forma subtil este romantismo associado ao sacrifício é perigoso, creio mesmo que ele estará na base dos 12 anos que as mulheres demoram a deixar os maridos que as agridem.

~CC~ 

4 comentários:

  1. Agora, uma coisa completamente diferente: vais pela estrada nacional, poupas 20 euros em portagens e eu fico a pensar que o fazes por amor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A poupança é importante. Também é vencer o meu medo que se agravou ainda mais depois do 2º acidente, tendo sempre a pensar que aquela estrada está negativamente marcada para mim e sei que não passa de uma crença tonta que é preciso enfrentar. Na 2ª parte o amor ajuda muito e às vezes até na primeira :) Eis como nem tudo é simples, não o faço por amor mas sei que gostas quando enfrento os meus medos e eu também gosto.

      De qualquer forma depois da experiência fico mesmo a pensar se vale a pena porque há gente completamente louca na estrada e sem os separadores são ainda mais perigosos. Aquela estrada está cheia de gente que como eu quer poupar, precisa de poupar, mas nem todos estão de sanidade plena.

      ~CC~

      Eliminar
  2. Por amor, amaria... :)
    Pedir alguém que nos dê uma prova de amor, fazendo algo que lhe desagrada, é a maior prova do nosso egoísmo.

    Um abraço. :) Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deep, sem dúvida. E a TV lá está para promover o lado mais estúpido da coisa.
      Boa semana
      ~CC~

      Eliminar

Passagens