quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Roma



Há um bairro a preto e branco no México que se chama Roma.

Fui lá no outro dia, demorei menos de meia hora a lá chegar e a voltar e custou-me a viagem pouco mais de três euros.

Saí de lá com os olhos marejados de lágrimas.

É uma das mais belas homenagens às mulheres e às crianças que alguma vez vi. Se pudesse escolher alguma imagem da solidariedade feminina seria esta, a de duas mulheres culturalmente e socialmente distintas que se apoiam num afecto contido, o ombro de uma e o ombro da outra acolhem à vez a dor da rejeição, da perda, da falta do amor dos homens. Uma e outra mostram-nos os seus olhos mais tristes, os seus sorrisos abertos, a sua luz a nascer no interior da sombra. Os filhos de uma são também os filhos da outra e aqueles meninos têm duas mães, a que os fez nascer e brinca com eles e a que os cuida, protege e canta canções.

O filme retrata os anos setenta no México mas não parece feito neste tempo, é lento, é demorado, tem muito silêncio, música espantosa que foge aos estereótipos sobre a musicalidade do país, pessoas que não costumam aparecer nos filmes. Tem uma mulher tão pequenina mas tão pequenina que é tão, mas tão grande.

E é feito por um homem, a mostrar que apesar dos homens do filme, há também homens bons e sensíveis, homens que naquele altura eram os meninos do bairro de Roma, ainda bem que aquele menino cresceu e fez este filme. 

Não deixem de ir a Roma, esta Roma.

~CC~







4 comentários:

  1. Fui pesquisar sobre o filme. Não tinha ideia dele.

    ResponderEliminar
  2. Quem tiver Netflix também o pode ver em casa. De preferência com alguém com quem possam ficar de mão dada…

    ResponderEliminar
  3. Muito bom. Um olhar do realizador pelo real evocando as suas memórias mas tão presente que é fácil sentirmo-nos próximos pela evocação que faz às nossas memórias.

    ResponderEliminar
  4. Luísa, há coisas que passam despercebidas...
    JJS, sim, se não houver um cinema Charlot por perto
    Tétisq, eu senti o mesmo.
    ~CC~

    ResponderEliminar

Passagens