sábado, 30 de março de 2019

As coisas pequenas do amor



Vi o arco-íris num arco completo e pensei se, como eu, terias reparado nele. Se te terias deixado atravessar pelas suas cores tão perfeitas. Se o terias contemplado a sua beleza com os olhos que eu tenho. E lembrei-me dos teus olhos, raramente molhados como julguei vê-los hoje. Quando te comoves julgo amar-te mais, preciso saber-te sensível.

Os homens duros não são os meus homens, por isso preciso de saber se viste o arco-íris, ou se ele te foi indiferente. Preciso saber se a sua beleza te encantou. O amor também é feito destas coisas pequenas, ninharias.

~CC~

7 comentários:

  1. queres coisa mais pequena que uma lágrima?

    ResponderEliminar
  2. Um amor


    Aproximei-me de ti; e tu, pegando-me na mão,
    puxaste-me para os teus olhos
    transparentes como o fundo do mar para os afogados. Depois, na rua,
    ainda apanhámos o crepúsculo.
    As luzes acendiam-se nos autocarros; um ar
    diferente inundava a cidade. Sentei-me
    nos degraus do cais, em silêncio.
    Lembro-me do som dos teus passos,
    uma respiração apressada, ou um princípio de lágrimas,
    e a tua figura luminosa atravessando a praça
    até desaparecer. Ainda ali fiquei algum tempo, isto é,
    o tempo suficiente para me aperceber de que, sem estares ali,
    continuavas ao meu lado. E ainda hoje me acompanha
    essa doente sensação que
    me deixaste como amada
    recordação.

    Nuno Júdice, in “A Partilha dos Mitos”


    __________________________________________


    Nunca são as coisas mais simples


    Nunca são as coisas mais simples que aparecem
    quando as esperamos. O que é mais simples,
    como o amor, ou o mais evidente dos sorrisos, não se
    encontra no curso previsível da vida. Porém, se
    nos distraímos do calendário, ou se o acaso dos passos
    nos empurrou para fora do caminho habitual,
    então as coisas são outras. Nada do que se espera
    transforma o que somos se não for isso:
    um desvio no olhar; ou a mão que se demora
    no teu ombro, forçando uma aproximação
    dos lábios.

    Nuno Júdice

    ResponderEliminar
  3. Luís, sim, podemos apaixonar-nos por uma lágrima.
    Isabel, belíssima poesia, obrigada.
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. acabas a falar em coisas pequenas, ninharias

      mas pareceu-me óbvio que essas ninharias têm tamanho

      e o que me veio à cabeça foi a lágrima, tão pequena, e quem a ache insignificante tem um problema qualquer

      Eliminar
  4. Também o vi e sabia que o estavas a ver. E estive nele uns quilómetros de tempo a lembrar-me da intensidade com que às vezes se tece o tempo quase sempre tão escasso.
    E mais à frente, o sol mais baixo rasgava uma nuvem de tempestade com as cores todas a toda a força. Atravessei a tempestade e viajei no crepúsculo. Para sul. Não se mais longe, se mais perto.

    ResponderEliminar
  5. JJS, é bom poder alimentar a certeza, mas a dúvida faz parte. Uma pequena dúvida.
    ~CC~

    ResponderEliminar
  6. A nossa necessidade de consolo é impossível de satisfazer.

    ResponderEliminar

Passagens