domingo, 29 de novembro de 2020

Boas ideias (4)

 

A mãe sempre gostou de costurar e a filha cresceu a vê-la inventar roupa e desconstruir outra já comprada. Quando receberam aquela pequena herança, ficaram a pensar no que poderiam fazer juntas e uma loja com marcas inovadoras e uma peça ou outra feita pela mãe apareceu como uma coisa que poderia trazer uma lufada de ar fresco a uma localidade pequena mas com bastantes jovens. A filha achava que já tinha passado a fase das grandes cadeias de marca e que muitos e muitas já estavam fartos de encontrar na escola e no trabalho pessoas com camisolas, calças e casacos idênticos aos seus. Talvez fosse o tempo de se ser um pouco original, de ter uma peça única.

O primeiro ano não correu mal, já o segundo chegou com a pandemia, o fecho abrupto e depois disso os múltiplos condicionamentos. Passavam tardes uma com a outra na loja vazia. Primeiro, a ideia mais óbvia foi a de criar o Facebook e o Site. Mas nem por isso as vendas cresceram muito, pois como elas, muitos já tinham tido a mesma ideia. Uma tarde a mãe disse à filha para vestir isto e aquilo e fazer um pequeno desfile pela loja, a filha brincou com ela e fê-la prometer que a seguir trocariam. Uma filmava e fotograva a outra e divertiam-se. Integraram esses pequenos vídeos nas redes socias e as visualizações cresceram, as compras também, ligeiramente. Depois disso, uns pequenos "directos" com a história das peças, desde o tipo de tecido aos vários modos de a vestir. Divertiram-se ainda mais. Mas mais do que isso descobriram nelas talentos que nem sabiam ter. Venderam um pouco mais, sem êxitos retumbantes mas a conseguir alguma compensação, a ver a luz ao fundo do túnel. 

Sentem-se agora muito menos sós e ganharam esperança.

~CC~

Nota: Inspirada numa história verdadeira lida num jornal local.

10 comentários:

  1. Uma história sobre não desistir, nunca.

    A minha mãe costurava. Sempre fez a maior parte da minha roupa. Não herdei o seu jeito para a costura. Bem que gostaria. :)


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, ah Maria, quase dá para criar um grupo, um blogue colectivo...eu sei lá:)
      Beijinho
      ~CC~

      Eliminar
  2. é preciso criatividade nestes tempos de restrições.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A competência mais essencial de todas, parece-me...
      ~CC~

      Eliminar
  3. Em todas as situações de crise surgem histórias que deram bem por insistência criativa dos participantes. São exemplares e positivas, que também há as tantas que, por isto ou aquilo, não foram tão felizes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim, mas devemos sempre perguntar por aquilo que está na origem das mais e das menos felizes para percebermos e isso nos ajudar a avançar, sendo que nem tudo é responsabilidade dos próprios indivíduos (como às vezes nos querem fazer querer esses arautos do empreendedorismo).
      ~CC~

      Eliminar
  4. Que história interessante CC, de luta e resistência contra o infortúnio. Mas há quem não o consiga, quem se deixe abater e entre em depressão, umas vezes mais profunda, outras menos, mas sempre uma grande tristeza.
    Recuo na minha vida. De manhã saem de casa como se fossem para o trabalho, compram o jornal e lêem os anúncios que já sabem de cor. À tarde, vejo-os na sala escura do cinema, onde podem chorar à vontade, sem que a família ou os amigos dêem por isso. Acabado o filme, têm os olhos vermelhos e inchados. Quando o subsídio acaba, vai-se também a vergonha e choram em pleno dia. Chorar de dia é completamente diferente.Trata-se de um outro nível de tristeza. Depois de enxaguados os olhos, regressam a casa à hora da saída dos empregos. Passou-se mais um dia sem ninguém dar por isso...

    ResponderEliminar
  5. Joaquim, quantas histórias tristes também há e tanto que poderemos aprender com essa tristeza também, nem que seja dar uma voz e um rosto a quem sofre, isso já é serviço público e podemos fazê-lo. Vejo muitos homens desses na fila das raspadinhas, gastando nelas o pouco que têm...
    ~CC~

    ResponderEliminar

Passagens