sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Escala Cinza

 

Naquele tempo lá atrás quando os meus olhos tinham uma luz quase insuportável era o cinza a minha cor. O cinza em várias escalas e matizes alternava com o preto e o azul, mas era o cinza o meu rei. Precisava dele para acalmar o meu amarelo, o laranja, às vezes até o vermelho.

Usei cinza adolescência dentro, como quem precisa de um manto, de um abrigo, de acalmia. Vi-te depois, na tua adolescência, escolher também o cinza.

Talvez tenha sido só depois dos trinta que pouco a pouco o fui deixando, nunca completamente. Às vezes acrescenta ao azul do céu interessantes mesclas de beleza.

Se pudesse, se pudesse, era agora no azul do Índico que mergulharia, devagar, bebendo a claridade e o calor e chamando devagarinho a estrela do mar para nadar ao meu lado.

~CC~


Também há escalas cinza (pioneiras) aqui e aqui





6 comentários:

  1. Há certos cinza que são verdadeiros mistérios. Ontem, ao fim do dia, fotografei, com o telemóvel, o céu carregado de cinza, sem uma nesga de azul sequer que os meus olhos detetassem. O resultado foram nuvens azuis de um azul forte como se fosse o fundo do mar. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas que arte: transformar o cinza em azul...não se desfaça desse Telemóvel:)
      ~CC~

      Eliminar
  2. Não me parece que alguma vez mergulhe no azul do índico, mas soube-me bem o último parágrafo. Por acaso. também aprecio o cinza como cor, mas na meteorologia tem o efeito oposto, cansa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca se sabe Bea, não lhe está inacessível, quem sabe um tempo mais adiante...eu queria tanto voltar.
      ~CC~

      Eliminar
  3. Gosto do cinzento numas calças (antracite) ou num sobretudo, mas não gosto em camisas, nem nos dias, muito menos na vida. As cinzas são o resíduo da combustão e a cor cinza, nesse aspeto, simboliza o que resta depois do fogo da vida se ter extinguido, por isso prefiro os azuis, exceto nos sobretudos e nos automóveis. O efeito do decurso do tempo parece não interferir no meu gosto das cores, as que gostava aos vinte são as que gosto aos sessenta.

    ResponderEliminar
  4. Homem de constâncias Joaquim, eu nem por isso, hoje até amarelo tenho vestido. Se me dissessem na adolescência que vestiria amarelo, duvidaria por certo. Também gosto de azuis, todos eles.
    ~CC~

    ResponderEliminar

Passagens