terça-feira, 12 de março de 2013

Lágrimas e sorrisos


Podia chorar hoje de alegria, afinal a minha filha faz dezassete anos. O beijo que lhe dei de manhã tinha de facto a luz da Primavera que ela anunciou.
 
Mas na volta do trabalho tinha a antena 1 ligada e o programa que não ouvi de início era, segundo percebi, sobre nutrição. Como é da praxe tinham uma convidada nutricionista para recomendar como se deve resistir a comer mal, mesmo em tempos de crise. Contudo, todas as vozes ecoavam ora uma tristeza grande ou uma revolta que se deixou completamente de conter e se espraia numa zanga que antes parecia inimaginável.
 
Comoveu-me apesar de tudo mais a tristeza que se indignava mas ao mesmo tempo continha as lágrimas e guardava as armas de fogo. Chorei assim com o arquitecto que perdeu o seu trabalho e depois disso o subsídio de desemprego, entregou o filho à avó para que ela pudesse alimentá-lo convenientemente e que disse à senhora nutricionista como se alimentava: pacotes de bolachas e latas de conserva. Talvez ele pudesse fazer uma sopa, talvez. Mas a tristeza quando se abate sobre nós também nos tolhe a criatividade, a imaginação, a vontade de fazer o que quer que seja. As bolachas estão ali no pacote e é só tirá-las, não alimentam, mas nada exigem.
 
Ele dizia que tinha mesmo que se ir embora mas nem sabia bem para onde, é que se os mais novos nasceram com mapas que lhes mostraram na escola um mundo grande, os mais velhos estão longe de ter crescido com esses horizontes.
 
A minha menina, inevitável pensar que mundo será o dela.
 
~CC~
 

3 comentários:

  1. Que maravilha ter uma filha mulher com 17 anos. Parabéns e por hoje pense só no dia de hoje.

    ResponderEliminar
  2. Eu, que como muitas vezes em demasia (pelo menos mais do que preciso), cada vez que oiço histórias destas não deixo de me sentir culpada. Infelizmente, situações destas estão cada vez mais perto de nós.

    Parabéns (atrasados) à filha, mas também à mãe. :) A minha mãe também fez anos (73) neste dia.

    Um abraço.

    ResponderEliminar

Passagens