quarta-feira, 19 de junho de 2013

Exame de Biologia



A minha filha tem sido e é uma excelente aluna - está no 11º ano mas os exames estão a deixá-la de rastos. Na noite anterior ao exame de Biologia praticamente não dormiu, nunca a tinha visto assim. Custou-me perceber que aquele momento era para ela decisivo, tão ou mais importante que o ano inteiro de trabalho. É esta a mensagem que é transmitida aos alunos e próprios professores estão sob uma pressão tão forte quanto os miúdos. A professora dela deu aulas extras praticamente desde que as aulas acabaram, tem estado sempre disponível e é excelente. No dia do exame estava na escola, diz a minha filha, que tão ou mais nervosa que ela. Mal acabou o exame foi analisar com ela as respostas, não se poupou a dizer que era difícil e que nesta ou naquela questão tinha dúvidas. Mostra-se profissional mas também humana e é sempre muito frontal. Suspeito que é por causa dela que, numa escola conservadora como aquela que a minha filha frequenta, não têm feito a reunião de Conselho de Turma. Para o ministro isso deve fazer dela uma péssima professora mas para mim não.
 
Para mim a classificação que esta professora atribui aos alunos é inteiramente justa e os exames são muito menos importantes que ela que os conhece e trabalhou com eles o ano inteiro e não os está a julgar apenas por aquele momento. A única utilidade dos exames é poderem tecer alguma comparabilidade entre escolas e introduzirem uma ponderação mais igualitária a nível nacional, (isto é, permitindo colmatar as discrepâncias  entre escolas no que diz respeito à avaliação interna) no entanto, não deveriam jamais ser tão valorizados. Não há notícias sobre os alunos que obtêm excelentes resultados na avaliação interna nem sobre os professores deles, já as correcções dos exames até saem em páginas inteiras de jornal.

Qualquer que seja o resultado que a minha filha venha a obter no exame, vou aplaudir a professora de Biologia porque o trabalho de um ano inteiro não pode ser desvalorizado pelo resultado de um exame.

~CC~

 
 
 

2 comentários:

  1. Pois é, na minha escola são inúmeros os professores que o fazem, eu também o fiz dar apoio extraordinário aos alunos que vão fazer exame.

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo totalmente. Há anos que considero que os exames estão a ser sobrevalorizados. O resultado conta, numa sociedade obcecada por números, mas o processo e o real conhecimento são muito mas muito mais edificantes e importantes.

    ResponderEliminar

Passagens