domingo, 16 de junho de 2013

O cansaço de Junho


Junho deixa-me exausta. Este Junho ainda mais por causa de um ministro  da Educação incompetente e dos sindicalistas do costume, sempre prontos a esvaziar de sentido o que tem realmente sentido. Já não os aturo.
 
Ao mesmo tempo que este mês combina com tudo o que mais amo, sufoca-me com a falta de tempo para usufruir de cada coisa que ele oferece. Olho para a minha pele branca a combinar com a ausência das ondas de mar dentro dos meus olhos e sinto-me uma mulher gorda e feia.
 
Leio incansavelmente os trabalhos dos meus alunos, são em catadupas durante este mês. Chego à conclusão de que a sua aprendizagem está muito aquém das metas traçadas e  sinto uma angústia ambígua, ou seja, tanto me acho uma má professora pois devia ser capaz de ensinar (e mudar) qualquer um, como me sinto perante uma tarefa impossível e que nenhum destes alunos devia sequer ter chegado ao ensino superior. Preocupa-me ainda mais que isto só se traduza em números e procuro conversar com eles antes da publicação das pautas, o que torna os meus dias absurdos em tempo gasto na escola, chego a entrar às 9h e sair às 20h. Teria até valido a pena se sentisse que compreenderam mas nem um terço compreende o que está dentro da classificação. A verdade deve estar algures entre a má professora e os maus alunos  Quando Junho passar, terei discernimento suficiente para ver o caminho.
 
Além de mulher feia e professora má, há ainda dentro de mim uma mãe e uma filha em apuros face as necessidades que a mais nova e a mais velha apresentam de momento, cada uma delas com as suas prioridades absolutas. Há ainda uma mulher namorada, uma mulher amiga e umas outras tantas, todas elas também devem andar perto do incumprimento. Junho, é a exaustão de Junho.
 
E como adoro Junho, este mês das luas coloridas a raiar a terra, do início do calor, das cerejas.
 
~CC~
 
 
 
 

1 comentário:

  1. Adoro junho, também, e este ano está ser menos junho doq eu gostaria. Razões: Tempo e tempo, relógio e céu, e os tempos que vão por aí.

    ResponderEliminar

Passagens