terça-feira, 26 de novembro de 2013

Ninguém do outro lado



O telefone toca mais ou menos uma vez por semana para nada se ouvir do outro lado. Às vezes de 15 em 15 dias. Às vezes talvez passe um mês. Nada mais assustador do que o silêncio da chamada anónima. Não é tanto o medo, é mais a desconfiança, o desconforto. Se calhar há milhares de chamadas perdidas e as minhas são apenas mais umas, linhas cruzadas sem destino à vista. O mais certo, o que desejo, é que seja alguém que não procure realmente por mim, que seja apenas alguém a ligar ao acaso para ouvir uma voz humana, alguém que quer tirar outro alguém do sofá. 

Na possibilidade improvável de ser alguém para mim, desejo que não odeie, que não me queira mal. Pensamos sempre que não há razões para alguém nutrir esses sentimentos por nós, será o amor a mover montanhas ou o ódio? O ódio move sempre mais, parece-me. Foi Jorge Luís Borges que disse alguma coisa parecido com isto: não deixes que o teu ódio te prenda aos teus teus inimigos. Quem odeia, vive numa prisão. Escolhi sempre não odiar mas às vezes foi difícil, espreitava com insistência o rancor e o desprezo. Já quem ama pode escolher  fazê-lo como prisioneiro ou como pessoa livre. E como pessoa livre é tão bom. Não, nunca imagino que do outro lado possa estar quem tenha amor por mim.

~CC~

6 comentários:

  1. o bem que me faz passar por aqui, identifico-me, é como estar em casa.

    ResponderEliminar
  2. Gostaria muito de saber em que cidade se localiza a sua Rua da Índia. Eu também tenho a minha Rua da Índia. Daí a minha curiosidade.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Ana, que bom se sentir assim, acho que é das coisas melhores que por aqui já me disseram. Obrigada.

    Gb, a minha Rua da Índia fica em Luanda. Era assim que se chamava e creio que o nome não mudou. É uma rua lá para trás, no lugar da infância. E a sua, onde fica?
    ~CC~

    ResponderEliminar
  4. Nem sua, nem minha, nossa. Luanda, Bairro do Cruzeiro. Nasci nessa rua. Ainda tem o mesmo nome e mesmo se não o tivesse, para mim teria ...
    Obrigada por ter respondido e por ter "acalmado" minha curiosidade.

    ResponderEliminar
  5. que coisa mais desagradável! tente não dar importância. pensamento positivo :)

    ResponderEliminar
  6. gb, suspeitei que era a mesma :)
    Se quiser trocar umas memórias de infância, escreva para o meu mail: cibelefster@gmail.com
    ~CC~

    Sem se ver :) Deve ser gente do marketing...

    ~CC~

    ResponderEliminar

Passagens