sexta-feira, 3 de abril de 2020

Paeonia Broteroi



A primeira vez que ouvi falar dela foi quando perguntei a um grupo de miúdos o que era precioso e único no lugar em que viviam. Demorei a perceber o que era uma rosa selvagem, já que para mim as rosas eram as flores mais domesticadas e burguesas de todas e, como tal, não me encantavam. Mas a rosa albardeira floresce nos bosques de azinheira, sobreiro ou carvalho, perto de cursos de água e à sombra. Parece que os escaravelhos as preferem a todas as outras, mas para nós são tóxicas, embora possam servir fins medicinais, se na dose certa. A sua cor rosa púrpura, com aquele centro amarelo, ganhou um lugar especial no meu coração, depois daqueles tempos da oficina de histórias feita com os miúdos da serra. Calhou que esta segunda etapa da quarentena me acontecesse aqui, neste mesmo lugar, e no tempo em que elas florescem (entre Março e Junho).

E na sua origem, a nossa querida Grécia e a guerra de Tróia. Houve um médico -Paeon-que tratou muitos feridos, recuperando-os. Plutão, em agradecimento, não deixou esse médico morrer e transformou-o numa flor, nesta flor. Uma flor para estes tempos.

~CC~






11 comentários:

  1. Nunca a tinha visto, mas tem bom aspecto:).Quer dizer, um dia destes uma colega enviou-me algo parecido, mas pensei que era mato, há assim uns matos rosados, mas é verdade que não são nada de especial, só alegram os campos; essas rosas sim, têm um arqueado nas pétalas que lembra os braços das bailarinas. Quem as fez, esmerou-se:).
    E a história do nome é até comovente. Que querido o Deus Plutão, não esperava de um deus dos mortos um tão belo comportamento. Mas pronto, teve que dar à flor um certo ar de si, embora curativa é também venenosa:). Assim são também as pessoas, afinal.
    Olhando aí para o campo, até a vejo a saltaricar por esse ervaçal, a sentar-se nas pedras e a levantar-se porque as formigas começam a subir por todo o lado. Passeie bastante, CC. E que Deus a proteja de tudo que é mau.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, ah Bea, adorei o pormenor das formigas, ainda não aconteceu mas nunca se sabe...temos mais medo de alguma carraça matreira:)
      Uma rosa para si.

      Eliminar
  2. Belíssima a flor, e a história. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para o Sul não há...pelo menos que eu saiba. Mas deixe lá, tenho tantas saudades do (nosso) mar.
      ~CC~

      Eliminar
    2. Há sim, CC. Nas zonas de Barrocal e em Monchique. No site flora-on dá para ver a sua distribuição no país: https://flora-on.pt/#/1rosa+albardeira

      Até eu tenho saudades do mar. De onde estou só vejo uma tirinha dele. :)

      Eliminar
  3. É maravilhosa, sim!
    A rosa albardeira é vendida (e asseguro a qualidade das sementes da empresa, bem como a gentileza com os clientes) pela Sementes Vivas, que produz na zona de Idanha-a-Nova.
    Antes comprar as sementes do que retirá-las dos habitats onde a vislumbramos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto de as ver é assim pelos campos...mas se tivesse um jardim não sei se resistia a encomendar nas Sementes vivas...
      Uma rosa para si.
      ~CC~

      Eliminar
  4. Que recordações me trouxe, ~CC~. Lá em casa havia muitos livros da Pearl Buck e eu li-os todos à sucapa ainda nem teria 10 anos. Eram histórias de amor, mas também de costumes estranhíssimos (como mutilar os pés das meninas e outras barbaridades). Fiquei a gostar da autora, sem sequer saber que ela era Prémio Nobel, sabia lá eu o que era o Nobel.
    Já nos meus vintes, comprei na velhinha Bertrand do Chiado um Livre de Poche com o título "Pivoine". À medida que ia lendo ia reconhecendo a história: era o mesmo livro que eu tinha lido em miúda, só que o título tinha sido traduzido de forma diferente.
    Fiquei a saber que Pivoine era o nome da heroína, mas também o nome de uma flor (que nunca cheguei a saber como era, agora com a net é tudo tão mais fácil...).
    E os anos passaram...
    E hoje, finalmente, fiquei a saber que as rosas albardeiras são as peónias.
    Como diria alguém que conheço: "Isn't life strange?".

    Fui vasculhar as estantes: ainda tenho esse livro, apesar de muito velhinho nunca me consegui desfazer dele.
    Depois envio uma foto da capa.

    Abracinho.
    🌻

    ResponderEliminar
  5. Que história Maria...também eu li muitos livros dela, sobretudo na adolescência e adorava-a. Abracinho e uma rosa para si.
    ~CC~

    ResponderEliminar

Passagens