quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Esse deslumbramento



Será mesmo verdade que morreu J.M.G Clézio? Não consigo confirmar a notícia. Esse escritor lindo, reservado, tão alto e tão distante, o europeu menos europeu deste continente? Gostava muito da poesia que para mim ele escrevia em prosa, as descrições mais belas da natureza são dele, como em Duras há o deslumbramento francês pelas indomáveis ilhas, água em dilúvio, calor húmido. Também gosto das mulheres dele, as continentais tristes, as nativas selvagens, a clonagem de umas e outras em figuras ambíguas e perdidas à procura de si próprias. O amor é sempre um laço intenso, cruzado quantas vezes pelo afastamento e pela dor. A dificuldade em guardá-lo mesmo quando é intenso.

Mas não há nada que ele descreva melhor do que o emudecimento do homem pela natureza, essa comoção quando alguém se vê diante do mar, de uma floresta, do alto de uma serra e se deixa tocar pela beleza. Já senti a mesma coisa muitas vezes, quase uma vontade de fusão com o coração que parece bater na terra.

Apenas 66 anos, podia ter ficado por cá a escrever mais algum tempo para nós.

~CC~



2 comentários:

  1. Deves ter ouvido mal. Quem morreu com 66 anos foi outro escritor, Tom Cancy.
    Beijo
    jj

    ResponderEliminar
  2. Foi na rádio TSF, falavam num francês viajante, nada que combine com Tom. Depois, já em casa li coisas que o davam como doente mas também alguém a dizer que a notícia era falsa. O que importa então é que está aqui e não partiu com a chuva outonal, que os seus olhos continuem a criar. Obrigada. Beijo
    ~CC~

    ResponderEliminar

Passagens