terça-feira, 12 de setembro de 2017

África



Mãe, estou desempregado...precisa uma ajuda.

Não foi por ser negro que o reconheci nesta forma de pedir mas pelo modo como me chamou mãe. É assim que as mulheres que já tiveram filhos passam a ser chamadas por todos em África, sobretudo quando dobram a casa dos quarenta. É uma forma estranha para nós mas respeitosa para eles. Não são apenas os filhos a tratá-las por mães, são todos os homens. E acordou qualquer coisa lá no fundo de mim, qualquer coisa que às vezes me parece apagada para sempre mas afinal não, ainda vive comigo.

~CC~

3 comentários:

  1. Algumas pessoas aqui, sobretudo professores, tratam-me por mãe. Gosto muito.
    Desconhecia esse costume africano.
    Bom dia, CC

    ResponderEliminar
  2. Ana, não imaginava tal aí pelo Norte...
    Obrigada Laura.
    ~CC~

    ResponderEliminar

Passagens