quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Ela (Her)



Imagino a tristeza profunda de Hillary Clinton. Estava com ela, claro. Mas como muitos, mais pelo que se lhe opunha do que por ela própria, penso que é nisto que a derrota começa.

É uma tristeza que nos varre a todos, à excepção de uma maioria que em silêncio votou e decidiu. O meu profundo respeito pela Democracia não permite que os insulte. Mas permite que me interrogue sobre as muitas falhas, algumas estão na Educação e na Cultura. Acreditar que o homem é contra o sistema, o homem vive dentro do sistema, apenas o discurso lhe foge para o popularucho, isso parece chegar para acreditar que é do "contra".

E a mulher. Queria muito gostar dela pela solidariedade feminina que corre no meu sangue. Mas tinha dificuldade, o meu afecto tolhia-se ao pensar nela. Como milhares de pessoas, sentia a falta de autenticidade. Dizia muitas vezes que ela tinha começado a perder no dia em que aceitou aquele marido, no seu perdão estava a fraqueza dela. Pensava muitas vezes em como é possível não ter virado a mesa, fechado a porta, começado nova vida. Tentava, contudo, fazer um exercício típico dos europeus: separar a vida privada da vida pública. Esta separação que nos é muito cara não tem qualquer eco na maior parte do mundo. Ela esforçou-se muito, merece a nossa consideração por isso. Contudo, o outro candidato do partido democrata teria sido infinitamente melhor. Não importa que fosse homem, aquilo que defendia era melhor, ele era melhor.

Já o tinha dito aqui, o século XXI avizinha-se mais difícil do que a segunda metade do século XX, vivemos alguns tempos de paz que nos trarão saudades. Os braços, contudo, não se podem baixar.

~CC~







3 comentários:

  1. o início de um novo ciclo, sem dúvida.
    o dia hoje acordou com os mercados em queda. decerto haverá outras quedas.
    mas como tão bem dizes, os braços é que não podem cair.

    ResponderEliminar
  2. Hillary perdeu pela sua falta de autenticidade. Se ganhasse teria sido por ser "um mal menor", digo eu, na minha ignorância.

    ResponderEliminar
  3. Laura, se nos desiludimos tão profundamente, como arranjar forças para lutar? Mas merecem-nos essa força, essa esperança, todos os que não votaram nele.
    Deep, és tudo menos ignorante, cada um de nós que se interessa, que fala, é uma voz que conta.
    ~CC~

    ResponderEliminar

Passagens