domingo, 18 de dezembro de 2016

À conta das células felizes que me sobram



Dia 16, sexta feira, iniciei o 3º ciclo da quimioterapia, o último antes da operação. Estes primeiros dias são os mais difíceis, um cansaço que nem sempre é sono, mas custa mais a ausência de quase tudo o que seja desejo, como é possível que um químico possa matar isso. Não é só não ter fome, é rejeitar ver pessoas a comer. Passará, um pouco mais à frente.

Penso que devia chorar pois ainda não o fiz uma única vez, quatro pessoas fizeram-no por mim ou por elas mesmo, já que a relação com algumas delas não justificaria tal. Em vez de chorar, escrevo. Sabemos como a escrita exorciza o mal, uma vez escrito saiu fora da nossa pele e já só dói metade.

Não tomo antidepressivos nem ansiolíticos, aguento-me à conta das células felizes que me sobram, tentando animá-las com a hipótese de cumprir os sonhos e desejos que são ainda fulgurantes dentro de mim. Parece que é o tempo de alinhá-los numa lista mas não sei se terei racionalidade suficiente para tal ordenação. Umas vezes aparece um com muita intensidade para no dia seguinte lembrar-me de outra coisa que sempre quis. Recorrente é apenas a vontade de retomar grande parte da vida, o que estranhamente me mostra que afinal era uma vida feliz. Na semana passada voltei por um breve momento às escolas difíceis que eu apoiava (como amiga crítica ou perita externa, mas confesso não gostar de nenhum desses nomes) e o encontro, verdadeiramente caloroso, evidenciou-me o quanto estou ligada a eles. E quantas vezes antes pensei desistir, não só pelo cansaço de acumular essa tarefa com muitas outras, mas por ter pensado que tinha esgotado o meu poder de ajuda e a minha crença na sua vontade real de vencer dificuldades e mudar coisas. A vida dá voltas e voltas, deve ser por isso que a terra é redonda.

E numa dessas voltas, também eu hei-de voltar, se não igual, um tudo nada semelhante ao que fui.

~CC~





2 comentários:

  1. é verdade, CC, que a escrita exorciza, mas sobretudo obrigada pela partilha, honesta, sincera, construtiva. cresço com o que leio aqui.
    beijo

    ResponderEliminar
  2. E eu também, com cada comentário seu e com cada coisa que vou ler lá à sua casa.
    Beijinhos
    ~CC~

    ResponderEliminar

Passagens