quinta-feira, 27 de abril de 2017

Do essencial



Em situações de doença, ganhamos absoluta consciência que o essencial para nós são as pessoas. São elas a parte mais importante do processo de luta que se trava. Na vida muito ocupada que antes tinha, uma das minhas preocupações era perder as pessoas, pela falta de disponibilidade que muitas vezes tinha para elas.

Umas surpreendem-nos com uma presença que não julgávamos possível. Outras surpreendem-nos pela ausência quando as sentíamos mais próximas. Pessoas pele, pessoas superfície. E isto nem sempre tem a ver com a quantidade de tempo que estão nas nossas vidas, nem com a forma como nos relacionávamos com elas no momento actual. Há amigos que voltaram a uma presença e contacto quase contínuo depois de anos de contactos esporádicos, como se soubessem que dantes o silêncio não minaria a amizade mas que agora falar é importante.

E depois há as pessoas que são exactamente como esperávamos, quer para o melhor, quer para o pior. As que são como esperávamos, mostrando toda a sua generosidade no apoio efectivo e próximo, representam o pilar, a trave mestra, o lugar a que nos agarramos. E cada uma é um pilar diferente, o que uma dá não poderia ser dado por outra. Sem elas nada poderia ser igual. A maior parte das vezes é difícil agradecer-lhes pois estas coisas não se agradecem. Então presto-lhes homenagem, mesmo sabendo que a maior parte não passará por aqui. 

~CC~

4 comentários:

  1. A amizade tem os seus momentos estranhos, dolorosos e outros bem felizes. MAs é tão necessária como água. A solidão não liga com o ser humanos. Nascemos para vivermos em comunhão, não confinados em nós mesmos.

    ResponderEliminar
  2. E esqueci desejar as melhoras, pois pareceu-me haver uma situação menos boas. Entendi mal?

    ResponderEliminar
  3. Beijo grande! Penso/rezo muito por ti, por vocês todos.

    ResponderEliminar
  4. Querida Margarida, que bom ver-te por aqui!
    Mãe Maria, acertou, o problema de saúde existe, é de natureza oncológica e neste momento a minha tarefa está em vencer esta luta. Ter amigos será certamente uma bela ajuda.
    ~CC~

    ResponderEliminar

Passagens