quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Mudar de pele



Já andam os dias a correr à minha frente, a fugir-me. Tantas reuniões para tão pouco proveito, deixá-las correr, não me importar em demasia o que não foi, o que podia ter sido, o que não consigo. Não é fácil, hoje disse ao colega que me pediu o texto que não o tinha conseguido fazer, que o melhor era não contar com ele. Mesmo assim ele disse: tu consegues. Rapidamente as pessoas se esquecem que já não somos as mesmas.

Já andam as noites a prolongar os dias, reclamando o direito a existirem como tempo de solidão e descanso. O dique a colocar entre mim e a inquietação. 

Uma pausa, a necessidade de respirar entre duas aulas, sentar-me a meio delas, mesmo que só um bocadinho. Nesses momento a plena consciência de que sou outro eu.

É o corpo, a sua sabedoria. Eu a escutá-lo, isso aprendi. Saber adiar, saber parar, deixar escapar coisas, cancelá-las se necessário. Aprender outra vez tudo quase como se tivesse nascido outra vez. Aprender o que posso e não posso comer e, sobretudo, como devo comer. Muitas vezes tem corrido mal. A dor, as dores, às vezes incompreensíveis.

Mudo agora de roupa quando chego a casa, como tu fazes. É como se com isso me obrigasse a um outro tempo, ao corte com o trabalho, a não voltar a ser o que era. Devia ser como um bicho e ter de vez mudado de pele.

~CC~




4 comentários:

  1. Há que ir com calma. Quanto mais damos, mais exigem de nós...
    Mudar de roupa quando chego a casa foi coisa que sempre fiz. Como quem procura liberdade. :)

    ResponderEliminar
  2. e eu a reaprender-me consigo.
    obrigada, CC

    ResponderEliminar
  3. reclamar alguns minutos só para nós e "vedar-mo-nos" ao mundo, nem que sejam 5 minutos. faço isso todos os dias e gosto cada vez mais.

    ResponderEliminar
  4. Luísa, acho que aí reside uma grande verdade- quanto mais damos, mais nos exigem. Mas não devia ser assim.
    Ana, aprendizagens mútuas:)
    Laura, é o tal dique, a barreira- precisamos, se não sufocam-nos.
    ~CC~

    ResponderEliminar

Passagens