segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Tanta solidão



A médica de família desabafou, entre a tristeza e a indignação:

- Hoje atendi uma velhota que veio cá só para me dizer que comprou um soutien novo.


Das coisas que mais me impressiona é a solidão dos mais velhos, os dias e dias que passam sem falar com ninguém, a televisão sempre ligada, a tentação de fazer a chamada para o programa de televisão onde sorteiam qualquer coisa, por vezes com a única intenção de interagir com o mundo, saber-se vivo. Soubessem, sentissem os mais novos que também chegarão lá, a esse lugar tão difícil, e correriam a ligar aos avós.

É tanta, tanta a solidão.

~CC~

5 comentários:

  1. Sociedade desumana! aqui chegamos ao cúmulo do individualismo
    beijo

    ResponderEliminar
  2. eu noto nas caixas de supermercado, quando ofereço passagem a quem traz apenas um pão na mão, ou um pacote de arroz, sei lá... e me dizem "obrigada, tenho tempo", e eu percebo que ali se sentem melhor do que em casa.
    é tanta a solidão.

    ResponderEliminar
  3. tanta é e é das coisas que mais me entristece...

    ResponderEliminar
  4. Manuel, Ana, Laura...vejam só que há bem pouco tempo fiz um projecto para que estudantes do ensino superior pudessem ir visitar idosos a casa, conversar com eles, ajudá-los em tarefas, etc...por um lado ajudava-os, por outro permitia-nos traçar um retrato dessa solidão que todos vamos constantando. Precisava de algum apoio financeiro e queria candidatá-lo a uma dada linha de financiamento que tinha a ver com investigação mas também com intervenção social. Recebi o recado que que tal projecto não era mais do que uma prestação de serviços que bem podia ser "vendido" a uma junta de freguesia. Como não sei vender nada a ninguém, percebi o recado e meti-o na gaveta.
    ~CC~

    ResponderEliminar

Passagens