quinta-feira, 25 de abril de 2013

Abril



Ela veio chamada pelos animadores à escola, linda e digna nos seus 90 anos. Enquanto o bisneto lhe punha a mão no ombro, ela tirava da malinha as fotos da sua juventude e uma delas era da mãe dela, uma foto com 120 anos. Eles tinham pedido aos avós que trouxessem fotos antigas para a partir daí explicar o que era um arquivo e qual a função de um arquivo municipal.
 
Disse aos meninos que só tinha ido à escola aos 12 anos e depois teve que voltar para o trabalho no campo, frequentou a escola apenas dois anos, mal aprendeu a ler. Explicou o que se comia naquele tempo ao almoço no campo e ao jantar em casa, histórias que ouvi contar inúmeras vezes por esses lares e centros de dia por onde ando. E de cada vez que os oiço ganho sempre consciência da importância desse Abril de 1974. Penso que perdemos a noção de como viviam as pessoas naquele tempo.
 
Enquanto este pensamento me ocorria ela chegou-se mais para o pé de mim. Confidenciou: sabe naquele tempo era difícil mas agora é pior. Duvidei, e disse-lhe que não me parecia que agora fosse pior, atendendo ao que contara. Ao que ela respondeu: mas sabíamos o que queríamos, o que era bom e o que era mau, agora está tudo muito confuso.
 
Pois é, pois é...o que se consegue saber com 90 anos.
 
~CC~

Sem comentários:

Enviar um comentário

Passagens