quarta-feira, 28 de junho de 2017

Vida dupla



Estou permanentemente a hesitar.

A proximidade da morte gerou em mim duas tendências contraditórias.

A primeira é desligar-me de tudo, resvalar para um cantinho em que ninguém me possa ferir, reduzindo cada coisa a uma insignificância, nada tem tanto valor assim que nos possa incomodar até ao nosso âmago. Suspiro para o lado, foco-me na beleza que as flores têm quando começa a primavera, na maravilha que é o primeiro banho de mar. 

A segunda é incomodar-me com tudo, vendo com clareza a paz podre em que se vive em inúmeros ângulos da vida, sobretudo o profissional. Como acontece com os mais os velhos, apetece-me perder os filtros, dizer umas verdades, partir a loiça. Mas ao contrário deles não tenho a certeza de que não me possa ferir com os cacos, acho que ao fazê-lo, sofrerei por certo.

E tenho feito um pouco das duas coisas, num movimento errático em busca de quem agora quero ser. Às vezes durmo muito mal a pensar nas verdades que tenho que dizer e a quem tenho que as dizer, como se fosse uma oportunidade única para o fazer antes que a doença possa voltar.  Algumas das injustiças e modos de agir das pessoas tocam-me directamente mas outras nem por isso, nem é por mim, é por um mundo mais digno. Outras vezes deixo-me dormir a pensar que estes pequenos monstros irão por certo sempre existir e que, por certo, enquanto pequeno Golias perderei todas as batalhas, ao contrário da história. Assim o melhor é beber o quanto posso da beleza do mundo - e bebo e adormeço e ando por aí feliz com as pequenas coisas. Por exemplo, que as cerejas existam e eu as possa comer e ficar com a boca doidamente vermelha delas.

Desde que voltei a trabalhar, a luta entre estas duas coisas é constante, um dia acordo uma e no dia seguinte acordo outra. Ao meu lado há quem diga para ser a lutadora ou para ser a desistente, justificando-o, ou quem nada diga, não sendo capaz de opinar. A maior parte das pessoas vive a vida sem pensar em que é ou quem quer ser, eu é que sempre fui insistente nas perguntas feitas a mim mesmo.

Desistência nem é bem o termo certo, é aquele deslizar para o nada que alguns chamam modo Zen. Para o fazer bem não devia sentir zanga mas eu sinto-a e afogo-a. Lutadora é mais o colocar-me na pega dos touros como se não houvesse amanhã. É um sentimento bom quando estamos lá, a adrenalina que a coragem dá, depois as consequências chegam com alguma dor.

As vidas duplas podem ser afinal só um modo interior de viver e ser. É agora assim.

~CC~






8 comentários:

  1. Encontrar um equilíbrio entre as duas é dose...

    ResponderEliminar
  2. Eu vivo permanentemente nisso e nunca tive a doença.
    No meu caso, tem a ver com coisas que mexem com os meus valores fundamentais. Se for esse o caso falo, senao retiro importância.
    Mas é um equilíbrio difícil e nem sempre linear.

    ResponderEliminar
  3. Talvez todos tenhamos um pouco essa duplicidade. Confesso que prefiro o lado "Desliga". Já fui provavelmente mais combativa mas as guerras são coisas destrutivas. Prefiro não guerrear.

    ResponderEliminar
  4. Laura, se é!
    Ana A, talvez afinal seja um pouco assim com todos nós, mas a doença aguça a nossa sensibilidade, quer para o lado do "desliga", quer do "luta, diz-lhes tudo".
    Luísa, acho que para mim seria o melhor, mas não consigo.
    Abraços três.
    ~CC~

    ResponderEliminar
  5. Mesmo não tendo passado pelo que a CC passou, revi-me neste texto. Tudo de bom. Abraço

    ResponderEliminar
  6. Carlos, que bom é saber que ainda passa por aqui. Espero que esteja a conseguir elaborar a sua tese e viver a vida bem, mesmo com a duplicidade que sabemos. Quando algo acontece em Londres, infelizmente ocasiões menos boas, penso sempre em si. Abraço
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CC, muito obrigado pelas suas palavras; sinceramente. Vou tentando viver a vida bem, umas vezes com mais successo, outras com menos – assim é a vida. Que lhe corra tudo bem, é isso que lhe desejo. Abraço

      Eliminar

Passagens