domingo, 23 de fevereiro de 2020

Ai, o TOP 5...



Ontem, consultei algo que raramente consulto, a lista dos livros mais vendidos de ficção em Portugal. E fiquei estupefacta, no TOP 5, dois livros do mesmo autor. Um desconhecido para mim. Embora desconfiando dos títulos que não adivinhavam nada de bom, fui consultar, não fosse estar a perder um autor emergente, um desalinhado de festivais, de programas sobre livros, de blogues e afins. 

Nem queria acreditar. Jovem, português e homem. Mas também um chorilho de banalidades pirosas sobre o amor, a perda, a entrega, etc. Destronou o outro do mesmo tipo, que não sei onde anda, ou está mais velho e já não encanta tanto (é preciso que sejam giros ou pelo menos muito charmosos) ou foi viajar pelo mundo com o dinheiro que ganhou à conta das solteironas, das divorciadas tristes e das adolescentes perdidas, verdadeiramente o seu Target.

A este, nem lhe falta um livro de mensagens do tipo de auto-ajuda, daquelas que podes imprimir e colocar nas paredes do quarto. Também não lhe falta a página própria e a presença em todas as redes sociais.  O assunto? Os sentimentos típicos da adolescência, perder o namorado, estar apaixonada pelo namorado da melhor amiga, não gostar da sua imagem, os pais não lhe ligarem nenhuma, etc.  O mundo é triste e feroz mas tu podes lutar e ser feliz, só depende de ti. Esta mensagem resume tudo o que quer transmitir nos muitos livros já publicados, é só repetir a fórmula com variações.

Um Nicholas Sparks português a vender que nem pipocas. Com a agravante que se calhar o seu nicho de mercado ir muito para além dos/as adolescentes. Lembro-me de ver livros do Nicholas numa casa em que todas as gerações de mulheres os partilhavam.

A receita é afinal velha, as pessoas querem emocionar-se e sentir que estão a falar delas, da sua história, se calhar eu é que não devia achar isto piroso. Ou se calhar, resisto é à forma fácil como isto é feito, pois parece-me seguir quase um guião pré formatado, inspirado pelas melhores regras da publicidade. Entristeço estupidamente com a banalidade da lista do TOP 5, já que os outros três, os outros, senhores e senhoras, não são muito melhores.

~CC~






4 comentários:

  1. Não sei a quem se refere. Nem quem será esse anterior cheio de charme. São uns garotos que vendem muito e são passageiros. Confrange-me que a maioria dos portugueses(as) não vão além deles. Não era o que eu esperava no ano 2020. Não foi o que preguei aos peixinhos. Mas, pelos vistos, é o que acontece. Há muita falha na formação deste povo.
    Boa noite, CC.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh se há...também não quero fazer-lhes ainda mais publicidade, por isso evito os nomes. Até já Bea.
      ~CC~

      Eliminar

Passagens