terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Finalmente um entendimento luso-chinês:)



Recebi pela primeira vez e por via oficial (ou seja pelo mail de trabalho) um cartaz luso-chinês, embora o rapazinho das imagens um bocadinho ridículas pareça belga, é meio ruivo. Ainda não percebi se estão a traduzir do chinês para o português ou vice versa mas é verdadeiramente surpreendente este bilinguismo. Não consigo reproduzir aqui pois a minha insuficiente prática de conversão de PDF não deixa.

A língua chinesa confesso não perceber mas a língua portuguesa diz para taparmos a boca com as mãos quando tossirmos e lavarmos bem as mãos, recomendações muito avisadas, não fora serem coisas óbvias que fazemos já. E assim fiquei a saber que em Portugal só há chineses e portugueses pois são as duas únicas línguas presentes no dito cartaz.

E assim estamos, entre a banalidade do aviso e a histeria dos meios de comunicação social. Bem faz a minha mãe que reza todos os dias a um tal Sousa Martins que era um santo médico. 

~CC~

4 comentários:

  1. Durante os anos que andei no Instituto Alemão achava estranho ver aquela estátua sempre cheia de flores; mais tarde li a história do Dr. Sousa Martins no livro 'Nascido no Estado Novo' do Fernando Dacosta - e é uma história extraordinária.

    Bons sonhos, ~CC~.
    🌹

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conheço, vou ver se encontro esse livro para ler à minha mãe.
      Obrigada Maria, bom fds
      ~CC~

      Eliminar
  2. Não li a história do doutor Sousa Martins, mas constou-me que era uma pessoa excepcional e excepcionalmente amigo dos pobres. Sinto para com ele uma dívida de gratidão e era mesmo capaz de lhe deixar umas florinhas por companhia se acaso passasse junto à estátua que em boa hora foi erguida. Portanto, rezar ao doutor parece-me sensato. Junto com outras medidas materiais e do foro clínico que nos permitam evitar o vírus. Mas o melhor mesmo melhor é que não chegue a Portugal.

    ResponderEliminar
  3. Medidas mais sérias que estas Bea, fazer um cartaz para isto não vale muito a pena:)
    As pessoas deixam muitas velas junto à estátua. Apesar de ser agnóstica, eu gosto muito de velas e flores e acho certas liturgias muito bonitas, emocionei-me em Itália com uma missa dita em latim e com os cânticos.
    Bom fds Bea
    ~CC~

    ResponderEliminar

Passagens