domingo, 10 de março de 2013

Mapas (microconto)



M tinha sido um dedicado empregado dos correios, acompanhara a lenta mudança dos sacos de sarrapilha para as fardas de design e as maletas todas iguais e repletas de publicidade da agora denominada empresa. Tinha estudado lentamente, também ao sabor das mudanças das designações que o ministério da educação caprichosamente tinha encontrado; da simples educação de adultos ao ensino recorrente e depois ao pomposo nome de novas oportunidades. A sua melhor escola tinham sido, no entanto, as reuniões do partido. Aprendera o que significava a palavra sociedade, patronato, operariado e todo o amplo sentido da palavra luta. Os poetas chegaram muito depois dos neo-realistas, primeiro os que o partido recomendava, depois os outros e muito depois até os que o partido nunca recomendaria.
 
M pouco se lembra da sua vida para além dos desígnio que traçou para si próprio: deixar de ser analfabeto, na verdade só tinha aprendido a ler aos treze anos, depois de deixar a aldeia natal dos pais e se tornar moço de recados em Lisboa. M precisava como ninguém de saber os nomes das ruas e essa foi a sua motivação princípal, apontou as principais onde tinha que ir num caderninho, mesmo sem as saber decifrar, decorou-as. Também foi assim que começou a desenhar mapas.
 
Agora reformado M dedica-se a uma actividade completamente diferente e ainda assim muito semelhante. M ainda desenha mapas de Lisboa mas para localizar todas as paredes onde estão escritas frases de poetas. Perguntem-lhe por Fernando Pessoa e ele leva-vos lá, é de facto o poeta mais escrito nas paredes. Mas também há frases de Natália Correia, de Alberto, de Mário Cesariny, de Almada Negreiros. M sabe onde estão todas elas mas não pode descurar o seu novo ofício porque as frases aparecem e desaparecem e o seu trabalho nunca está acabado, completo.
 
M traça os mapas de si nestas frases, nelas cabem partes da sua vida, bocados do seu coração, dos nossos é provável que também.
 
~CC~
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Passagens