quarta-feira, 5 de junho de 2013

Montanha russa


Dantes tinha a certeza absoluta de que ensinar era a minha vida. Hoje duvido. Vivo numa montanha russa, por um lado a grande alegria que me dá ver alguém aprender, evoluir, pensar. Tenho dias em que venho de alguns contextos de estágio verdadeiramente grata por ver um trabalho sério e bem feito. Noutros dias é só desalento por constatar como não aproveitam as oportunidades que os pais criaram para eles.
 
Hoje estive nessa montanha russa. Recebi via mail umas fotos lindas de uma ex. aluna minha, o modo como ela se fotografa grávida ao lado do marido e intitula as fotos como " a nossa gravidez" é todo um programa de vida. Foi minha aluna no primeiro ano em que leccionei a tempo inteiro no ensino superior e emociona-me que as envie, que ainda se lembre de mim (já lá vão 13 anos).
 
Também hoje uma orientadora de estágio disse-me, olhos nos olhos, que os alunos estavam continuamente com o telemóvel ligado e enviavam com frequência mensagens. Estes estudantes efectuam estágio no serviço de pediatria de um hospital e imagino-os a enviar mensagens enquanto os meninos e as meninas brincam. São meninos doentes e internados, apesar de não serem doenças graves, exigiriam deles sobretudo a atenção de quem está ali, pronto para uma conversa, uma brincadeira, um abraço. Não ser capaz de desligar o telemóvel ou colocá-lo no silêncio é uma doença dos nossos dias, infelizmente não só dos estagiários.
 
 
Uma luta, uma vida na montanha russa.
 
 

4 comentários:

  1. Há colegas meus que já passaram os 40 que, nas reuniões, fazem o mesmo. :(

    ResponderEliminar
  2. Pois...bem sei e não gosto. No entanto algumas reuniões são infinitamente maçadoras e até posso compreender, embora não seja o modo de as tornar mais interessantes...agora um estágio?! Um estágio é normalmente a experiência mais importante para cada um se testar a si próprio como futuro profissional. Para além disso é a dependência que me preocupa...

    ResponderEliminar
  3. «Uma luta, uma vida na montanha russa.»

    É mesmo isso.

    ResponderEliminar
  4. De facto. No outro dia assisti a um episódio incrível, de total falta de civismo, usando-se o telemóvel. Um dia destes conto... :)

    ResponderEliminar

Passagens