domingo, 2 de outubro de 2016

O imenso ruído do mundo


Hoje, no comboio Algarve Lisboa, uma mulher, pasme-se, alemã, conseguiu falar durante toda a viagem, toda, acompanhando o que dizia, em voz muito alta, com gestos efusivos. A companheira de viagem só tinha direito a uns monossílabos, acenos de cabeça e pequenas e curtas frases. Não sei se se trata de um contágio latino ou se definitivamente estamos enganados sobre os povos do mundo.

Muito mais grave foi a gritaria que ouvi nas duas últimas visitas ao hospital, um público, outro privado. Não, não eram os doentes a queixar-se das suas dores e maleitas, esses, pelo contrário, primavam pelo silêncio. Já o pessoal médico, enfermeiros e auxiliares falavam alto entre eles como se os doentes não existissem, contando tricas de trabalho, questões pessoais e tecendo revoltas contra chefes e afins. Faziam encomendas e contavam instrumentos e materiais em falta à nossa frente, como se simplesmente não existíssemos. Uma autêntica praça instalada nas salas de exame e internamento, como se estivessem nas suas próprias casas ou mesmo a negociar na feira, Para onde foi o silêncio que se fazia sentir nos hospitais? Aquele ambiente em que se falava sempre baixinho e se condenavam as visitas se faziam muito barulho? Lembro-me com clareza de ser assim. Se ao menos falassem connosco para nos aliviar do peso da angústia dos exames que vamos fazer, das doenças que temos, do incómodo que é aquele cortar repentino dos nossos quotidianos. Não, connosco, eles não falam. Pedi isso à enfermeira naquele dia: fale comigo, converse, isso distrai-me. A espera numa maca, já imobilizada, é das coisas que me custa mais e estava há muito nesse situação. Perguntei-lhe se trabalhava ali há muito tempo, se gostava, se...às tantas, ela, claramente incomodada, disse-me; é o seu marido que está lá fora? Vou chamá-lo, assim pode falar com ele. Antes não lhe tinha ocorrido dizer-lhe para entrar.

As coisas mudaram e para pior, instalou-se uma espécie de Anatomia de Grey misturada com novela mexicana. Foi assim, que com uma sedação claramente insuficiente, tudo fiquei a saber sobre os meninos do médico que me fez o exame e da preocupação com que estava em não chegar a horas de os ir buscar à natação.

Saudades do silêncio, do silêncio nos lugares, nas pessoas. Saudades de ouvir falar baixinho.

~CC~












3 comentários:

  1. Concordo!
    Cada vez se fala mais alto.
    Berra-se por tudo e por nada. Substitui-se argumentação pelo grito. Mede-se a razão ou a falta dela pelos decibéis...
    Sou como você, procuro o silêncio por opção.
    É nele que me sinto bem.
    AL

    ResponderEliminar
  2. Obrigada António Luís, é sempre tão bom quando alguém nos entende.

    ResponderEliminar
  3. Já tenho dado conta do mesmo, quando me acontece ir visitar alguém, inclusive em locais onde supostamente deveria haver cuidado redobrado. Lembro-me que há uns anos, o pai de uma amiga esteve uns dias internado em cardiologia. Pediu para o levarem para casa, porque não conseguia dormir com o barulho.
    Há até quem pense, adultos incluídos, que o falar alto lhes dá "estatuto".

    ResponderEliminar

Passagens