domingo, 6 de janeiro de 2019

Todas as cores



Parece que a palavra do ano é "enfermeiro" não obstante ser uma profissão maioritariamente feminina. Ainda duvidaram se seria "professor", não obstante a profissão ser maioritariamente feminina. Não, não vou tão longe que pense que temos que ser "presidentas", uma vez que a designação "presidente" não tem um "género" definido, já o mesmo não se passa com as que acima referi. 

Ainda hoje, depois de mais de 30 anos de profissão, costumo acrescentar o "a" quando me dão coisas para assinar em que me chamam professor. Será que eles aceitariam assinar alguma coisa em que os tratassem por professoras e enfermeiras?

E claro, vistam-se (eles e elas) de todas as cores!

~CC~

6 comentários:

  1. Há usos com raízes muito fundas. Mas, de facto, não encaixo bem essa das presidentas. :)

    ResponderEliminar
  2. CC, as convenções só por si, e que não são utilizadas com propósitos violentos de qualquer tipo, não fazem mal nenhum serem perpetuadas.
    Por isso, a norma de linguagem que leva a ler-se o conjunto no masculino - como é o caso referido dos grupos de profissionais (enfermeiros, professores, etc.) - não deve ser interpretada como discriminatória.
    É também uma facilidade de linguagem, para evitar o uso repetido do nome do grupo, ora na versão masculina ora no modo feminino.

    Claro que se estiver a falar com uma mulher não o trato por professor, mas sim por professora.

    ResponderEliminar
  3. Luísa, a tradição nem sempre é uma coisa a respeitar, também pode ser uma coisa a mudar.
    Isabel, mas estamos a usar o masculino universal para significar toda uma classe profissional, concordaria consigo se a palavra tivesse sido no plural: enfermeiros. Mas nem foi o caso, por isso sim, acho-a discriminatória e gera-me desconforto. Também não gostei de levar uma vida a assinar como "professor".
    ~CC~

    ResponderEliminar
  4. CC, mas não dizes que a palavra do ano foi "enfermeiro"? Referes-te a um facto, certo? Que houve muita gente, homens e mulheres, a dizê-la e a escrevê-la, em variadas situações. Que discriminação se pode inferir daqui, em sede de generalidades?

    ResponderEliminar
  5. Isabel, a "palavra" é colocada à votação por uma editora, logo a mesma podia ter escolhido "enfermeiros" englobando assim os dois géneros que a profissão comporta, ainda por cima sendo a mesmo maioritariamente feminina. Acho que assim respeitaria mais as mulheres.
    ~CC~

    ResponderEliminar
  6. Mas melhor ainda seria colocar enfermeiros e enfermeiras...A linguagem não forma o mundo mas ajuda. O poder alimenta-se de pequenas coisas, nem tanto assim de grandes.
    ~CC~

    ResponderEliminar

Passagens