domingo, 6 de setembro de 2020

Pó de estrelas

 

Escolho o caminho mais longo para regressar a casa apenas porque por ele posso espreitar como está a luz sobre o rio agora que o Verão começa a declinar.

Escolho o café pela beleza da esplanada e comecei a ir a um apenas porque a proprietária a cercou de flores e tenho a ilusão de estar dentro de um jardim. Interrogo-me como faz para estarem sempre floridas.

Deito fora objectos úteis se estão velhos ou partidos mas guardo outros inúteis por serem bonitos ou me contarem coisas do passado. 

Ia aos castelos de todas as terras e terríolas para ver o mundo de cima e respirar o odor das pedras antigas que contam histórias e por isso escolhi esta casa, tinha vista para dois castelos.

Uso receitas mas nunca as sigo completamente, mudo ingredientes e dosagem. Às vezes resulta, outras é desastroso.

Não sou totalmente isenta de racionalidade e sentido prático, sei o que são, aplico-os algumas vezes,  sei aliás que foi isso que me deu rumo e me tornou auto-sustentável, a única coisa para que me serviram os pés na terra.

Mas a maior parte do tempo o meu norte é só pó de estrelas. Talvez por isso me custe a compreender as pessoas sem sonhos.

~CC~



9 comentários:

  1. E pode crer ~CC~ que a coisa mais triste do mundo é perdermos a capacidade de sonhar...
    Claro que não me refiro à parte material, pois aí podem acontecer (e infelizmente estão sempre a acontecer) coisas bem mais tristes, terríveis mesmo.

    Bons sonhos!
    (a dormir e acordada)
    🌿🌻

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho alguém que contradiz isso dizendo que a plenitude está em não querer, não desejar nada, isso é que é "Zen" e impede qualquer sofrimento...feitos, modos de ver...eu cá prefiro sofrer um bocadinho.
      ~CC~

      Eliminar
    2. Não acredito que exista alguém que não deseje nada, e ainda bem que assim é: sem sonhos não somos nada, penso eu.
      Não sei é se as pessoas que perdem tudo nos grandes cataclismos (inundações, incêndios, explosões como a de Beirute, etc.) continuam a ter capacidade de sonhar com um futuro melhor e a ter vontade de continuar a viver...
      Foi o Carl Sagan que disse: "We all are made of star stuff". E é verdade, temos no nosso corpo os mesmos componentes do pó das estrelas.
      Que o sonho nunca falte nas nossas vidas...
      🌿🌼

      Eliminar
  2. :)) segundo ouvi certa vez a um cientista, sonhadores ou não, somos todos pó de estrela. Não sei da teoria mais que isto, mas agrada-me a ideia. Lendo o texto da CC reparo que também não sou imune a certo sentido estético que não chamo de beleza na medida em que acontece julgar bonito o que outros dizem feio ou apenas banal.
    Desconheço pessoa sem sonhos. Mas não se sonha igual, a matéria dos sonhos pode dividir os homens. Há sonhos de fortuna, de aumento de capital, de ter filhos, de casar ou ter companheiro; de amealhar para comprar isto ou aquilo. E etc. E sonhos pequeninos e diários, de sono tranquilo, de um amigo que nos lembre, de mastigar uma maçã no estado de dureza e doçura que nos agrada, de uma caneta que escreva bem ou um papel com a textura ideal. O passar dos anos não retira a capacidade de sonho, mas limita-a e com mais rigor a conforma à realidade. Ora a realidade actual não dá azo a grandes voos. Resta a cada um escolher a sua esplanada florida, o caminho de mar e sol poente, a casa com vista para a história.
    Boa semana:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu conheço-a e muito bem:)
      Há toda uma cultura oriental vocacionada para a aceitação da vida tal como ela se oferece. Até tem uma certa magia se pensarmos que o capitalismo tem por base o desejo de ascensão social e/ou riqueza. Compreendo-os até certo ponto, mas não consigo ser como eles, eu ainda fervilho, embora a menos temperatura:)
      ~CC~

      Eliminar
  3. Pó de estrelas, ar de lua, flocos de nuvens... Estou lá. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luísa, gostei dos acrescentos...vamos ver-nos por lá decerto:)
      ~CC~

      Eliminar
  4. vejo-me tanto aí nos castelos, no rio, nas flores, na razão ausente, no pó das estrelas. Quanto a sonhar, acho que estou a aprender agora :)

    ResponderEliminar
  5. Aprender é sempre bom:)
    Também a acho feita dessa matérias de que se constroem os sonhos...
    ~CC~

    ResponderEliminar

Passagens