quinta-feira, 27 de julho de 2023

Curtas de Verão (IV)

 

Domingo de vento em Tróia, menos gente do que no ano passado.

Ainda assim a saturação dos mesmos gestos. Selfies, fotos e filmes, o telemóvel sempre presente para captar imagens, falar bem alto, trocar mensagens nos muitos grupos. Pobres crianças estas, filmadas até à exaustão em gestos tão vulgares como chapinhar ou fazer um bolinho de areia. Uma raridade um livro na mão de alguém. Até eu não trouxe nenhum, trouxe o jornal grande em vez do pequeno e com o vento não o consigo abrir. Pelo menos ainda sei o valor do silêncio e fico calada a manhã toda e é bom.

~CC~

9 comentários:

  1. :))) não se vai à praia ao domingo (só a boleia famíliar me convence; e aí temos de andar e andar para nos sentirmos mais à vontade). Mas é verdade, disseram-me que esteve vento e a água estava fria (não este domingo, o anterior). Ontem esteve bonzinho ( a água perdeu um grau de calor). E, na tardinha, sem uma aragem, não em silêncio mas conversando ou lendo, estava-se tão bem que me atrasou o regresso. Nem demos pelas horas. Não vi mais do que uma ou duas selfies, havia crianças mas não perturbavam (por vezes acontecem grandes chinfrins e birras). Foi um dolce fare niente, repleto de paladar e leveza.
    Bom dia, CC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também evito os domingos...mas não estou de férias ainda! Ontem acho que deve ter sido o único dia bom...mas antes este fresco do que os calores da Europa, quem diria que um dia este seria, por comparação, um cantinho fresco...Que bom andar assim leve Bea.

      Eliminar
    2. A sorte que temos tido este ano quase assusta. Penso bastas vezes no anómalo de noites frescas no verão do Alentejo; não houve ainda qualquer noite quente e irrespirável. Física e mentalmente, a praia é a minha medicina:).

      Eliminar
  2. Estar a ouvir-vos a falar de praia numa altura destas é como estar cheio de fome e ainda faltar hora e meia para almoçar :)

    Tenho visto gente a partilhar fotos de uma fatia de bolo de chantilly com um morango por cima que o empregado da pastelaria coloca em cima da mesa do café - acho que é só para fazer inveja aos outros :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu a pensar que nem gostava muito de praia (até eu já gostei mais)...
      Fotos de comida é um fartote por aí...um enjoo.

      Eliminar
  3. Lamento ter enviado toda essa quantidade de vento, mas fiquei verde de inveja com a cena da salsa e dos coentros!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Senhor dos ventos, só por saber de si está perdoado. Estou a ver que por essas bandas não se dá salsa e coentros...bom, se calhar coentros não usam, certo? E a sua horta, que é feito dela?

      Eliminar
  4. "... trouxe o jornal grande em vez do pequeno e com o vento não o consigo abrir."
    Imagino o quadro, perante a manifestação telemovelesca. :)
    Gosto destas pequenas crónicas, numa espécie de adenda ao dia-a-dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AC muito obrigada por vir até esta rua, cujas crónicas às vezes falham um bocadinho:)

      Eliminar

Passagens