quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Caixa de bombons (IX)

 

Fui uma adolescente sem dinheiro nenhum, vivendo um pouco de trabalhos avulsos mas sobretudo beneficiada pela generosidade dos meus amigos, do meu namorado e dos seus pais. Salvaram-me a vida em bens e muitos almocinhos, mas não me davam propriamente dinheiro. Por isso quando comecei a receber os meus primeiros ordenados, pude gastar dinheiro em doces, coisa que antes não podia comprar.

 A minha paixão eram as fatias fininhas de laranja cobertas de chocolate que havia em Benfica, no Califa. Descobri-as por acaso e tornei-me quase viciada, comprava uns saquinhos e ia comendo durante o dia. Felizmente os caminhos do Califa deixaram de se impor quase todos os dias, caso contrário o meu nível de glicémia teria ditado uma futura consulta para diabetes.

Muito tempo mais tarde descobri que estas fatias de laranja cobertas de chocolate ou de açúcar eram praticamente um doce típico desta cidade sadina a que um dia decidi chamar casa.

Este bombom é uma versão refinada desse sabor. Um chocolate preto com creme de laranja nada doce e umas casquinhas muito fininhas do fruto em versão crocante. Soube-me assim a casa, no justo equilíbrio que eu gostaria que a minha vida fosse, essa combinação da aceitação do que já fui, do que sou e do que ainda quero ser.

~CC~



4 comentários:

  1. O Califa foi um café que frequentei na minha juventude, morei em S. Domingos de Benfica muitos anos.
    Neste blog há muito chocolate, vir aqui engorda e faz mal aos diabéticos... mas eu gosto.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Café de tribos e bandos de muitas gerações, parece que está em obras agora, espero que não estraguem. Nunca vivi mas estudei e trabalhei por ali. O mundo é assim, feito de muitas coincidências. Obrigada por vir e por gostar e fique tranquilo que um dia a caixa acaba.

    ResponderEliminar
  3. Há cada descoberta dentro desses bombons que faz favor...parece-me que vão deixar mais saudade que os do Califa, cujo não me lembro de algum dia ter visto em meu tempo de estudante. Mas suponho que, se googlar ele apareça.
    Boa noite, CC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bea, as montras do Califa eram todo um mundo...é natural que lhe tivessem passado despercebidas as tirinhas de laranja cobertas de chocolate, mas havia sempre:) Dia bom!

      Eliminar

Passagens