sábado, 22 de dezembro de 2018

A outra família



Acho que já passou o tempo em que a nossa família era apenas aquela que tinha connosco laços de sangue. Os outros laços avançam e ganham terreno, ainda bem, pois essas outras famílias são uma opção.

Eu tenho uma família blogosférica. São aqueles que me fazem falta, que visito com frequência, que também passam às vezes nesta rua, quer deixem ou não os seus vestígios, se calhar alguns deles nem nunca passaram por cá. Depois há aqueles que também espreito, com menos frequência, mas dos quais gosto, esses que me perdoem por não lhes deixar já um presente, quem sabe um dia entram no meu coração e ficam por cá a morar. Às vezes basta um post para os colocar na barra dos favoritos. 

Envio-vos assim os meus presentes, sem qualquer ordem de importância ou prioridade:)

Para a Miss Smile um pacote de chá de botões de rosas, pois as histórias dela chegam sempre com perfume.
Para Xilre, " Aos ombros de Gigantes" de Umberto Eco, porque, como o autor, nos faz sempre pensar mais além.
Para a Alexandra, qualquer um de Elena Ferrante, pois não há escritora que fale tão bem das pessoas com pipi.
Para a Testisq uma caixa de filmes do Woody Allen, pois é corrosiva mas também ternurenta como a maior parte dos filmes do autor (sendo que o meu preferido é a Rosa Púrpura do Cairo).
Para a Isabel, o livro Génesis, de Sebastião Salgado, pois escolhe a dedo e muito bem as fotos com que nos traz as suas palavras. Imagino este livro na casa dela, em cima de uma mesa "fora da caixa".
Para a Teresa, escolho bilhetes para a próxima festa do cinema Francês, no local que se encontre mais perto dela, pois acho é cinema que condiz com o ritmo das suas palavras (parece que os seus Atalhos do Campo passaram a ser só para leitores convidados, que pena!)
Para a Ana, o CD Mati, de Selma Uamusse, pois ela faz viagens sem sair do lugar e faz-nos viajar com ela.
Para Impontual, um bilhete para o "Concerto para Dois Pianos", pois não raro as suas palavras chegam com música.
Para a Susana, duas agulhas e umas lãs bonitas, pois assim pode ocupar o tempo nas suas viagens e ainda fazer camisolas quentinhas para usar na aldeia. Se não tiver jeito, está tudo algures na WEB.
Para a Laura, uma viagem à Argentina, para conhecer o melhor o Teatro Comunitário que por lá se faz, acho que se sentiria ainda mais inspirada.
Para o JVT, um concerto do Brel pelo Afonso Dias,  que tem vindo este ano a homenagear o cantor, sobretudo pelos Algarves.
Para o Luís, "Nadar na piscina dos pequenos" de Golgona Anghel, pois os poetas devem se entender uns aos outros e não sei se a conhece.
Para a Deep, vinho do Pico, pois tal como eu, tem a ilha cravada no coração.
Para a Luísa, a primeira mensalidade do JAT (Janela Aberta ao Teatro) para poder experimentar e ficar, caso goste.
Para o Eurico, vinho do Chile, para saborear com uma página de Pablo Neruda.
Para a Cuca, as fábulas do Luís das Novas Cartas de Marear.
Para a Helena uma assinatura para a temporada 2019 dos concertos de música da Gulbenkian, mas atendendo a que cá teria que vir todos os meses, substituir pelo equivalente em Berlim.

Um Bom Natal!

~CC~







18 comentários:

  1. Gostei muito da minha prendinha :)
    Obrigada, CC!

    Vou fazer uma confidência.
    A minha nova casa, que tem poucos meses comigo e eu com ela, é uma velha casa de bairro, com cerca de um século, acabada de recuperar pelo antigo proprietário respeitando a traça antiga.
    O meu quarto tem dois nichos junto às janelas, que me esforcei por não embutir móveis para não roubar amplitude e prosseguir esse respeito pela traça antiga.
    Houve, e ainda há, a ideia de colocar uma ou duas prateleiras de vidro transparente e fino nessa zona, onde numa delas colocaria um desses livros, que são também livros-objecto, de fotos a preto e branco, de Salgado, Mascaro, a obra de Meyer, List, Doisneau, Kertész, Sink... e de tantos outros que poderia escolher.
    Mesmo que essa ideia das prateleiras não avance, a outra ideia do livro grande, aberto, e que vai mudando de página, vai concretizar-se nalgum espaço da casa, numa mesa de vidro.

    Dias felizes para ti!

    ResponderEliminar
  2. Minha querida pessoa C Com Pipi :)

    1001 vezes um muito obrigada, não pelo natalóide, que calhou o presente - há décadas que não aguento a quadra e razões tenho para isso, que pouco ou nada têm a ver com o meu ateísmo - perfeito!

    para ti, um cabaz de frutos desta terra limpa, Concelho Carbono 24, um banho de ribeira seguido de leitura na dita, sentada em cadeira enquanto os girinos e as já rãs se passeiam pelos nossos pés, naquela onde se pode até tomar banho de cascata e grelhar o peixe, após termos nadado com as coras d'auga, já família :)

    (enorme abraço e, se és de Boas Festas, assim sejam :)

    ResponderEliminar
  3. Oh CC... Que surpresa boa este seu post! Muito obrigada. :)) Vou levando daqui tantas sugestões e ainda não concretizei nenhuma. Ainda hoje andei no mercado de Loulé à procura de maçãs Casanova, mas nada. O teatro parece não ser tão difícil de encontrar. :)

    Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  4. olá tildoiscêstil, muito obrigado pela prenda. conheço a menina anghel mas não tinha esse livro. um bom natal para si - e um ano que vem cheio de poemas e outras coisas boas e supérfluas.

    ResponderEliminar
  5. Querida CC, ainda não tinha visto este presente, muito obrigada!
    E é bem acertado - tricotei muito na minha juventude e enquanto o tempo livre deixava, aliás ainda tenho em mãos um cachecol que se farta de esperar por mim. :-)
    Espero que tenha tido um Natal muito feliz e desejo que o seu ano de 2019 lhe traga muita saúde e novas descobertas sobre as pessoas e a beleza do mundo. Dessas que põe aqui na montra da sua rua, para quem passa se deleitar a ler.
    Um abraço apertado :-)

    ResponderEliminar
  6. Cara CC, muito obrigado. «Ecoou», literalmente, os meus gostos: desde «O nome da rosa» que Umberto Eco me fascina e já me fascinou por pêndulos de Foucault, por aventuras de Baudolino, e -- tenho a certeza -- fascinar-me-á «Aos ombros de gigantes». Votos de um ano novo repleto de saúde e felicidade.

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigada, CC, pelos votos e pelo presente! Adoro o Pico, sim. Espero voltar lá logo que possa.
    Votos de um ano bom e sereno.
    Um abraço apertado. :)

    ResponderEliminar
  8. Caríssima CC, muito obrigado.
    Não sou merecedor desta elegia em acordes alternados, deste prelude à l’après midi a quatro mãos.

    Um Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Muito obrigada.
    Confesso que não sou muito fã do Woody Allen mais recente que se tornou demasiado previsível. Mas teve a seu tempo a sátira que tanto aprecio.
    Obrigada, bom ano!

    ResponderEliminar
  10. Isabel, consigo quase ver essa casa e o livro aberto:)
    Alexandra, que coisa mais bonita escreveste, fiquei com vontade de ir aí a correr...
    Luísa, é experimentar:)
    José Luís, oh que forma mais gira de dizer ~CC~...suspeitava que conheceria a menina anghel.
    Ana A, ficou sem prenda mas mando um abraço apertadinho.
    Susana, suspeito que terá jeito, quando um dia puder e lhe apetecer voltar às lãs.
    Xilre, não dará as suas horas por perdidas, creio que irá gostar...votos de bom ano também para si.
    Deep, creio que devemos voltar aos lugares onde nos sentimos felizes.
    Impontual, claro que é merecedor...aproveite!
    Tétisq, tem razão, vamos deixar os mais recentes fora da caixa...bom ano!

    A todos um ano bom!
    ~CC~





    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada querida CC.
      um ano (ainda que com atraso) repleto de coisas bonitas.
      um grande beijinho

      Eliminar
  11. Muito obrigada, CC! Ando eu tão longe dos blogues que só hoje me deparei com este carinho. Mas era precisamente hoje que eu precisava de um :)
    Adorei o presente. Não conhecia.
    Espero que tenha tido um bom Natal :)
    Abraço :)

    ResponderEliminar
  12. Atrasada para a sessão de cinema, só no intervalo reparo na excelente companhia. E é claro que voltarei ao número 76 da Rua da Índia, usando, pela certa, um atalho.
    Um ano de 2019 com muitos dias bonitos.
    Obrigada, CC

    ResponderEliminar
  13. Ana e Teresa, aqui não há atrasos, já chega termos que chegar a horas nas coisas da vida.
    Abraços dois e bom ano!
    ~CC~

    ResponderEliminar
  14. Muito obrigada, querida CC. Bebemo-lo juntas, acompanhado de uma boa conversa e scones quentinhos?

    Um beijinho e um bom ano para si. :)

    ResponderEliminar
  15. Oh, venha esse dia, Miss Smile!
    ~CC~

    ResponderEliminar
  16. Muito obrigado :-) Mais vale tarde que nunca. Beijinho e vou ouvir...

    ResponderEliminar

Passagens