sábado, 26 de outubro de 2019

O milagre



Ela chegou à minha escola com o avental de todos os dias, coxeando ligeiramente, mas aos 85 com o mesmo brilho no olhar que deve ter desde menina. No saco, uma dúzia das suas plantas e muitas mais nas mãos dos três companheiros. Foi às 9h15m que nos encontrámos mas disse-me que de manhã já tinha andado a plantar, o que seria de manhã...

Os companheiros das plantas, um agrupamento informal e meio anárquico que resiste a ter mais do que um endereço de contacto, tem mais homens que mulheres mas é a ela que eles recorrem sempre que há dúvidas. E assim aconteceu naquela sessão, ela sabe tudo de cor, é uma enciclopédia. Cada planta tem uma função, um bem e às vezes um mal, é preciso amá-las e ter-lhes respeito. Tudo o que ela aprendeu foi com os antigos, pois como me disse mais do que uma vez, é analfabeta.

Mas foi o seu saber que curou as feridas de muita gente. É preciso que me mantenha por perto e a vá visitar um dia destes. Há pessoas que não fazem milagres, são elas próprios o milagre.

~CC~


10 comentários:

  1. CC, não me diga que acredita em milagres, é que a ciência não os consegue comprovar, só a fé. Ou então é como eu, que não sendo crente, ando sempre com 'meu Deus' na boca!

    A propósito do seu 'post', lembrei-me de que Agostinho da Silva acreditava que nenhum esforço é inútil no mundo e que cedo ou tarde receberão a sua recompensa os que trabalham pelo bem.
    Com o devido respeito pelo mestre, a recompensa será mesmo importante?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaquim, não tenho fé mas tenho respeito pelos milagres...e agora, consegue entender? O bem não precisa de recompensa, é a sua própria existência a maior recompensa.

      Eliminar
    2. subscrevo o comentário da CC quanto à essência do bem. Tudo que espera recompensa não é o bem na sua essencialidade; é bem menor, coisa de mistura humana e divina, mão estendida à espera de troco.

      Eliminar
  2. É verdade, existem assim milagres de duas pernas. Também conheci alguns, tenho esperança de vir a conhecer mais e não me distrair quando comigo se cruzem. Ficamos a dever-lhes o tê-los tido na nossa vida nem que seja de passagem. São fonte de água fresca no sufoco da vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, às vezes também tenho receio de não reparar, a vida é tão veloz.
      ~CC~

      Eliminar
  3. e só de se chegar perto delas, serenamos...

    ResponderEliminar
  4. Eu gostava de ser essa pessoa daqui a uns anos.

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha, ~CC~.
    É como a bea diz, pessoas assim são como água fresca no sufoco da vida.
    Só espero que ela se sinta feliz.
    🌿☘

    ResponderEliminar

Passagens