segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Adeus Agosto

Na cidade em que exercemos a profissão é normal nos cruzarmos com aqueles com os quais trabalhamos. Apesar de tudo, pela minha prática de vida itinerante, nem me queixo muito e às vezes até me sabe bem, dá-me raízes que é coisa que me falta.

Mas às vezes há perplexidades. Uma recém diplomada disse-me que tinha feito nova candidatura a uma outra formação e se eu sabia quem era o presidente do júri e os critérios, disse-lhe que eram coisas públicas e onde as podia consultar. Claro que se eram públicas, pelo menos o nome do presidente se poderia saber e disse-lhe.

Ela fez logo cara estranha...que o conhecia sim, tinha sido seu professor. Mas conhecia melhor os filhos pequenos dele, assim como todas as divisões da casa nas quais ele procurava dar aulas sem que a Internet falhasse. Engoli em seco e tomei mais uma vez consciência da tormenta ano e meio de ensino a distância. Acho que nunca avaliaremos bem as consequências. 

E mais uma vez senti a minha própria ambiguidade: a vontade de regresso ao ensino presencial combinada com a ansiedade e o medo das salas pequenas a abarrotar de gente (a maior parte apenas parcialmente interessada em ali estar) e todos só com meio rosto visível. 

Custa-me dizer adeus a Agosto, sempre custou, mas agora mais.

~CC~

5 comentários:

  1. já me imaginei a contar histórias dos tempos do covid :) houve uma altura aqui onde trabalho que levaram tudo tão a sério que só podíamos circular num sentido nas escadas e nos corredores... era preciso um mapa e o dobro do tempo para se chegar a algum lado :D

    ResponderEliminar
  2. Que o regresso corra bem. :)
    No ensino, mas também noutros setores, o " à distância" já cansa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Luísa...mas o presencial ainda assusta:)
      ~CC~

      Eliminar
  3. Compreendo bem o seu dilema e a ambiguidade de que fala. Os dois últimos anos não foram nada fáceis nem para os professores nem para os alunos. Será que este ano vai ser tudo mais normal? Seria ótimo que fosse.
    Bom regresso a setembro e a tudo de bom e menos bom que ele traz.

    ResponderEliminar

Passagens