terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Pudim de laranja

 

Este ano podia nem haver Natal, eu nem daria por isso. Há anos em que sinto essa alegria da época, outros em que não. Foram bons os Natais na aldeia. Foram bons os anos em que inventávamos decorações que se completavam só com a chegada da família, tinham que pintar ou escrever ou montar...e das árvores alternativas que imaginávamos e eram parte desse cenário. E isso acontecia na tua casa, apesar de detestares esta comemoração.

Posso recuar a deslumbramos antigos, os dos espectáculos criados com as meninas, preparados com afinco e alinhamento ou a mais anteriores ainda, ao churrasco no quintal da minha infância. O meu coração já vibrou com a festa.

Este ano nada está nas minhas mãos, nem as comidas. E agradeço que assim seja e muito, não me sinto capaz. Este ano apenas me esforço.

Ainda assim, foi hoje ela a salvar-me, como quem me tira do fundo do poço. Ela, sempre a mais velha e, no entanto, que energia menina. Ela e o seu pudim de laranja, a sublinhar o lugar que as coisas devem ter, os patrimónios que a família constrói ano após ano, muito graças a estes encontros, a este em particular. E foi por ela que sempre fiz Natal, mesmo em anos não.

Pudim de laranja, esse que só o Natal traz.  Uma espécie de resgate da inocência perdida  entre anos e anos de incentivo ao consumo (o mar de prendas junto à árvore e a contagem de quem ganhava mais) e agora os testes à Covid e as restrições pandémicas.

A todos os que passam por esta rua desejo que encontrem também o seu sabor doce, qualquer que ele seja.

~CC~



8 comentários:

  1. Obrigada, CC. Tenho andado nos últimos dias a oferecer pudins de laranja às minhas meninas mais velhas. E é como se os provasse eu. Ainda me falta um. Será hoje, talvez.
    Um abraço de Natal.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, CC! Que o Natal seja feliz, apesar do esforço. Estamos cá, e estamos juntos :)

    ResponderEliminar
  3. Há muitos anos que nenhum pudim de laranja me salva Dezembro...

    Natal com saúde e paz e um 2022 bem melhor do que mais este ano de pandemia e guerras, lhe desejo.

    ResponderEliminar
  4. Recordações que fazem bem.
    E os sabores são os que permanecem
    no palato e na memória.
    Abraço
    Olinda

    ResponderEliminar
  5. só o título deu para salivar :)
    são as pessoas que são o Natal e embora nã o sinta, prometo esforçar-me e ser o natal dos outros
    Feliz Natal! Muita saúde, paz e alegria :)

    ResponderEliminar
  6. Apesar das reticências que manifestas, desejo-te um Feliz Natal, bem ancorada na tua rede de afectos.

    Um abraço amigo :)

    ResponderEliminar
  7. O poder de um doce e as memórias que consegue avivar. :)
    Com sabor a laranja, batata-doce ou mel, que seja um doce Natal. Boas Festas, CC.

    ResponderEliminar
  8. Queridos amigos, a todos um obrigada por terem vindo à minha rua, que por uns dias deixei aos gatos vadios:)
    E pelos votos que deixaram.
    ~CC~

    ResponderEliminar

Passagens