domingo, 22 de janeiro de 2017

Paragem obrigatória (II)




Há poucas coisas para ver na televisão, às vezes algumas séries e filmes interessantes. Em geral não gosto de ver programas com gente a falar, mesmo que dita inteligente, os comentadores, sejam quais eles quais forem, enchem-me de tédio. A realidade precisa pouco de comentários, nós sabemos pensar.

Acontece agora a excepção com o "curso de cultura geral" de Anabela Mota Ribeiro que passa na RTP aos domingos à noite.

Na base uma ideia excelente. Se cada um pudesse escolher dez coisas que devem constar num curso de cultura geral, o que escolheríamos? E notem, podem não ser apenas filmes, livros, podem ser lugares, espaços, quadros...Gosto porque as listas que os convidados fazem se entrelaçam com as minhas e me levam para coisas que ainda não conheço, reforçam objectos amados e me lançam interrogações sobre outras das quais não gostei. E as listas são só o pretexto da conversa que teima em fugir como se estivessem na mesa de um café.

O nome do programa parte ele próprio de uma história deliciosa e publicada em livro por Sheilam Graham Ela, descobre, já adulta, todo um mundo desconhecido mas fascinante, no qual as pessoas falam de muitas coisas que ela não conhece (quem já não se sentiu assim? Só mesmo que nasceu no berço do cânone intelectual). Pede a F. Scott Fitzgerald’s, seu amante, que elabore para ela um curso de cultural geral, o livro é o retrato dessa relação entre os dois, pautada pela ideia de que a educação é cultura e que não há idade para o saber. Sim, eu acho que a educação pode não ser só cultura, mas também o é. Não uma cultura para se exibir, afinal igual a quem mostra um vestido, é que também há muita gente assim. Uma cultura que assenta em chaves, cada vez mais chaves para nos abrirem portas para mais e outros horizontes. Afinal a lista das dez coisas talvez não seja fixa, mas mutável.


~CC~

4 comentários:

  1. Devo dizer que estou quase sempre a sentir-me assim, a precisar de listas e logo de mais listas. Vou espreitar o programa.

    ResponderEliminar
  2. que boa ideia, CC. nunca tinha pensado nisso...

    ResponderEliminar
  3. Luísa e Ana, curiosa pelas vossas listas...
    ~CC~

    ResponderEliminar
  4. Também vi o programa. Gosto sempre de me encontrar, de certa forma, nessas listas, que podem ser, de facto, mutáveis.

    ResponderEliminar

Passagens