sábado, 29 de dezembro de 2012

Poemário de ano novo


Eis os meus desejos para 2013 vertidos num poemário a preceito, em versão condensada de 12 para 3 (não perder a esperança na transformação do mundo, nas coisas inesperadas, na poesia vertida no quotidiano da vida).

I

Ahora todo está claro

Cuando el presidente, cualquier presidente
se preocupa tanto
por los derechos humanos

parece evidente que en ese caso
derecho no significa facultad
o atributo
o libre albedrío
sino diestro
o antizurdo
o flanco opuesto al corazón
lado derecho en fin

en consecuencia
no sería hora
de que iniciáramos
una amplia campaña internacional
por los izquierdos humanos?

Mario Benedetti (Brilhante e irónico, uma maravilha o Mário, descoberto há apenas uns seis anos)


II

HAPPY END

O meu amor e eu

nascemos um para o outro

agora só falta quem nos apresente
 
Antonio Carlos de Brito (Cacaso) (este poeta foi uma descoberta muito recente, encontrado no blogue Afetivagem, ali nas ruas afins).

III

Entrei no café com um rio na algibeira

Entrei no café com um rio na algibeira
e pu-lo no chão,
a vê-lo correr
da imaginação...

A seguir, tirei do bolso do colete
nuvens e estrelas
e estendi um tapete
de flores
a concebê-las.

Depois, encostado à mesa,
tirei da boca um pássaro a cantar
e enfeitei com ele a Natureza
das árvores em torno
a cheirarem ao luar
que eu imagino.

E agora aqui estou a ouvir
A melodia sem contorno
Deste acaso de existir
-onde só procuro a Beleza
para me iludir
dum destino.

  José Gomes Ferreira (este foi o meu primeiro poeta, um livrinho azul encontrado nos caixotes que vieram de Angola, tinha eu dez anos)
Para todos os que passam por aqui, bom 2013!

~CC~





1 comentário:

  1. Escolhas perfeitas!
    Gosto deste 76 da Rua da Índia, uma casa acolhedora e discreta.

    Aproveito para desejar um excelente 2013, em que não faltem saúde, esperança e boa disposição para levar com serenidade os dias menos luminosos.

    Um abraço apertado aqui do norte! :)

    ResponderEliminar

Passagens