sábado, 26 de setembro de 2015

Há quem faça seus os meus sonhos



Tenho uma enorme paixão pelas escolas antigas de plano centenário, essas que têm fechado nas aldeias de todo o país. Comecei a minha vida profissional numa delas. O seu fecho não costuma ser um sinal de vida e preocupa-me que fiquem ao abandono lugares que um dia se encheram de brincadeira, de riso, talvez de alguma dor e humilhação também, se nos lembrarmos de quem nelas andava no Estado Novo. Há muito que quero fazer algumas coisa e desenho projectos para estas escolas. Felizmente enquanto eu sonho ou faço tentativas pouco persistentes, há quem consiga. Coloquei esta escola no mapa dos meus roteiros, cuja primeira imagem vi, pasme-se, num blogue de culinária. 

E prometi a mim própria ir ver como tinham transformado uma escola numa casa de campo com suites com ar nórdico. Tudo é ainda mais bonito do que tinha imaginado, conseguiram deixar tudo como estava por fora e modificar totalmente e com enorme bom gosto por dentro. Deve ter sabido como detesto cortinas de casa de banho e vidros de toda a espécie, pelo que por um mero truque arquitectónico não havia nem uma coisa, nem a outra. Não fotografei e tenho pena, mas talvez a ausência de imagem vos aguce a curiosidade.

Nada me liga ao casal que construiu o projecto, faço-lhes publicidade porque é justo fazê-la, porque me parecem ter arriscado e investido numa coisa que é muito mais do que um negócio. À chegada tivemos direito a um maravilhoso e original sumo de fruta, no resto do tempo souberam estar naquela distância simpática de quem não incomoda mas está presente. E apresentaram-nos à cadela e aos gatos, a Rosinha acompanhou-nos no passeio como se sempre nos tivesse conhecido. Às vezes o mundo vale a pena. E Cabeça de Cabra tem vista para o mar, quase se avista a ilha do pessegueiro.

http://cabecadacabra.com/



1 comentário:

  1. Tenho pena que a escola da aldeia onde moro aos fins-de-semana não tenha sido aproveitada para algo semelhante. Não tem vista para o mar, mas para o planalto e para Espanha.

    Bom domingo. :)

    ResponderEliminar

Passagens