quinta-feira, 25 de julho de 2019

Chuva de Verão


Os dias têm um acordar cinzento e levemente molhado e poderia facilmente ficar triste, não fora ter decidido que quero ser feliz.

Pode parecer estranho tomar esta decisão. Mas conheço pessoas que parecem ter tomada uma decisão contrária e tudo ou quase tudo as parece tornar infelizes. Em alguns casos talvez não sejam bem elas, é uma derrota a puxá-las sempre para baixo, um interior que fica facilmente mais cinzento que estas manhãs do norte. Dizemos-lhes que são bonitas mas elas acham que troçamos delas. Dizemos que têm valor mas elas desdenham desse nosso olhar. E tudo o que lhes dizemos tem que ser bem medido, pois sabemos que a mais leve das críticas abre um poço fundo. Então, já nem sabemos bem que dizer-lhes.

Os dias de verão costumam nascer luminosos e azuis no sul que conheço bem. Mas aqui não nascem  ou não nascem tantas vezes e aceito-o com a naturalidade de quem escolheu estar noutro lugar e tem que o aceitar como ele é. Mas conheço pessoas que querem estar sempre noutro lugar, estão sempre a pensar em mudar para um lugar que por ser perfeito só existe na imaginação delas, pois quando lá chegarem quererão outro. Cansam-se e cansam os outros nesse caminho.

A decisão de ser feliz foi acontecendo em mim e materializou-se com os anos, à medida que ia valorizando o facto de só ter esta vida. Se tenho mais desconheço-o e por isso não posso trazê-lo à minha consciência como ingrediente de felicidade. A chuva desta manhã é só uma chuva de Verão, apagará fogos, molhará a terra, deixará meninos tranquilamente em casa com os seus brinquedos e mudará os planos de algumas famílias, reinventarei os meus.



4 comentários:

  1. E continuamos incessantemente em busca da felicidade, mesmo sabendo que ela poderá ser amarga se for encontrada. Gostei.

    ResponderEliminar
  2. Pois CC, em alguns aspectos, tirou-me as palavras da boca. Não tomei a decisão de ser feliz, mas a de viver o melhor que consigo, sem invejar isto e mais aquilo. Também é verdade que, feliz ou infelizmente, me adapto a lugares e situações; mas é mais verdade que tenho um amor arraigado pela terra em geral e pela minha região em particular. E portanto, não me tira o sono viver onde vivo e estar onde estou. Hoje o céu plúmbeo soube bem, as nuvens amornaram o ar e foi um fait divers esta manhã. Nem houve mudança de planos, as aplicações com dados meteorológicos são bastante fiáveis.
    Meninos tranquilos em casa com os seus brinquedos é que já há pouco. A malta pequena parece que já nasceu eléctrica:).

    ResponderEliminar
  3. Este seu belo texto, ~CC~, deixou-me a pensar que talvez esteja na hora de também eu tomar uma decisão similar.
    Reflectir bem e decidir que, se as coisas não mudam, talvez tenha que ser eu a mudar de atitude :)

    Maria

    ResponderEliminar
  4. Joaquim, o que importa são os momentos que encontramos na busca.
    Bea, sente-se esse seu amor pelo seu lugar! Quanto aos meninos, pois, mais brinquedos electrónicos do que outros...tenho esperança que um dia voltem a brincar na rua.
    Maria, às vezes é assim, a mudança de atitude é essencial.
    ~CC~

    ResponderEliminar

Passagens