quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Declaração de intenções



Não, não tenciono ir à Black Friday.

Se sou furiosamente anti consumista? Não, não sou, confesso que tenho as minhas limitações, próprias de uma mulher que viu nascer, eclodir e explodir a sociedade de consumo. Até aos 12 anos só vesti roupa feita pela minha mãe, até ao primeiro ordenado mal tinha para comprar roupa e depois disso, à medida que fui tendo mais poder de compra, adquiri muitas coisas sem precisar verdadeiramente delas. Deixo-me encantar por algumas coisas bonitas, às vezes totalmente inúteis. O próprio conceito de útil/inútil é discutível. Os objectos podem ser/ter histórias incríveis. Um anel, seja de ouro ou latão, pode ser de uma imensa preciosidade. Mas isso de dar valor aos objectos e às coisas é justamente o contrário do consumismo, a premissa deste é comprar, usar, deitar fora. E que se demore pouco a deitar fora pois já há outro produto muito, mas muito melhor para o substituir.

Não vou porque me recuso a este cerco, a esta submissão, a este império, a este aliciamento constante. Não vou porque não me interessa a sociedade que vai. Não sou melhor, nem mais perfeita, nem estou num caminho qualquer ou sequer numa missão. Recuso e pronto. 

Apago com gosto as sms que chegaram das cadeias que estão aí, iguais em todo o mundo, para amanhã quero silêncio.

~CC~




14 comentários:

  1. Também não são as Black Friday que me fazem correr, para falar verdade nem a passo lá vou. Se sou somítica, unhas de fome? não, até deveria aprender a ser um bocadinho, mas tal como a senhora horroriza-me esta sociedade do compra por comprar. do descartável.
    Para amanhã quero sossego.

    Boa tarde :-)

    ResponderEliminar
  2. E eu que julgava que a CC vestia por medida...
    Quanto a consumismo detesto dias. Dia do pai, da mãe, dos namorados. Também não gosto dos excessos do Natal.
    Já quanto ao Black Friday adiro. Adiro porque a minha algibeira fica a ganhar com isso. Faço lista do que preciso com dois meses de antecedência, e já comprei o que queria ontem. No meu caso foi um tablet.
    Somente. Queria comprar também uma tv porque pressinto que a actual se vai avariar em breve, mas os de cá de casa não concordaram. Lá para Fevereiro vão ter de desembolsar mais uns 600 euros pelo mesmo aparelho de agora ou ficarem às escuras até Novembro :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por medida Joaquim?! Com uma costureira particular?!
      Tudo o que eu queria era uma horta, acho que não há à venda na Black Friday!
      ~CC~

      Eliminar
  3. Também estou a ignorar completamente os apelos às compras desta onda um tanto "estupidificante". Não tenciono gastar $tempo$ na tal black friday. O que comprar por estes dias será o que estritamente necessito, caso o necessite precisamente nestes dias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos cercados Luísa, é que aqui em Faro estou bem perto das superfícies comerciais, vai ser horrível.
      ~CC~

      Eliminar
  4. Pois não é a única, CC. Também não alinho nessa correria de propaganda. Eu, que até quase só compro em saldo, estou nas tintas para essas subtilezas pouco subtis. Até sei que os livros devem estar mais baratos e preciso comprar alguns para oferecer no natal. Mas vou fazê-lo noutra altura, ainda que compre menos um livro:).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, nem sempre poupar é tudo.
      Vamos dar um passeio no campo?
      ~CC~

      Eliminar
  5. Pois também não fui, detesto multidões e confusões :)
    E por vezes é um engano, eles aumentam os preços umas semanas antes para depois fazerem o tal desconto fantástico.
    Quero comprar alguns livros (novidades c/20%) mas posso fazê-lo durante o mês de Dezembro na Bertrand.

    Bom passeio ~CC~!
    🐞
    (e uma joaninha para o horta biológica)

    ResponderEliminar
  6. Vamos tomar um chá Maria? Desta vez não de perpétua roxa, mas um príncipe aromatizado com gengibre, que lhe parece?
    ~CC~

    ResponderEliminar

Passagens