sexta-feira, 15 de novembro de 2019

O meu manual de auto-ajuda


A mim não me chateia nada o facto de me tentarem impingir produtos na rua, à excepção talvez das duas senhoras das bíblias que encontro à cadência de uma vez por semana. Desmemoriadas da última vez que lhes disse não tenho interesse, aproximam-se sempre.

Os parques de estacionamento à beira Sado são uma espécie de bazares, como não, ao preço que custa a travessia, é gente com poder de compra. E inevitavelmente à medida que envelheço as palavras Ó menina têm mais musicalidade. Por isso a menina recusou com um sorriso aberto os óculos de sol de marca tão conceituada vendidos a um preço irrisório e produto de boa qualidade, só não esperou ouvir a resposta: então assim, ó menina, como é que o cigano vai comprar o Ferrari?! Ele riu-se e eu ri-me com ele, divertidos.

Digo-vos com quase toda a certeza de uns anos que passei a estudar a psique, o meu manual de auto-ajuda só tem uma frase de jeito: ria de si próprio. Não dará grande edição, nem ficarei minimamente rica. Mas olhem que me tem dado jeito. 

~CC~


14 comentários:

  1. E eu costumo dizer que é o que me salva :)

    ResponderEliminar
  2. e por que razão não havemos de rir de nós mesmos?! Também me rio de mim. E outras vezes não rio mas digo, "isto é tão trágico que até dá vontade de rir" (nesse entrementes não me apetece rir, só vejo a tragédia).
    Bom fim de semana, CC. E continue sorrindo. Não apenas de si.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bea, olhe que há gente que se leva muito a sério...eu acho que até fui assim durante metade da minha vida.
      Bom resto de sábado.
      ~CC~

      Eliminar
  3. E diga-me lá uma coisa ó menina, estudou a psique feminina ou a masculina?
    É que têm subtilezas, não sei se sabe...
    BFS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, ah...Joaquim, estou mesmo a ver os psicólogos ou os psiquiatras a colocarem um aviso do tipo: "aqui só se atendem homens", ou "Dra XX, especializada na psique feminina", ou mesmo "Especialista em Transgenéro".
      Fique bem!
      ~CC~

      Eliminar
  4. E que seria de nós sem essa capacidade de nos rirmos de nós próprios?
    Bem,teríamos menos rugas de expressão ;) mas certamente umas carinhas muito mais tristes :(

    Um sábado risonho ~CC~
    😄

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, dizem isso, que rir nos faz rugas...e será que chorar não?
      Bom fds Maria.
      ~CC~

      Eliminar
    2. Chorar de alegria também faz, mas são rugas alegres :))
      Chorar de tristeza, não sei, mas alivia imenso e também é bom fazê-lo; depois lava-se a cara e põe-se um hidratante ;)))

      Bom domingo.

      Eliminar
  5. Mas quem é que se preocupa com as rugas que o riso traz, não me dirão. É que, chegando o tempo delas e de acordo com a natureza de pele de cada um, plantam-se ad eternum. Fatal como o destino:). É aguentá-las que as cirurgias custam caro e devem doer. Além disso tornam-nos membros de uma irmandade que nada tem a ver com os nossos pais. O bisturi dos cirurgiões plásticos tem tiques de cabeleireira, sai tudo com o mesmo toque.
    Bom domingo

    ResponderEliminar
  6. Muita gente se preocupa, bea, e eu até nem critico.
    Felizmente, não é o meu caso, é mesmo só o hidratante e um baton de cieiro, mais nada.
    E nem sequer pinto o cabelo e sou eu que o corto - com o dinheiro que gastaria na cabeleireira prefiro comprar livros (um dos poucos vícios que vou conseguindo manter...)
    Claro que gostaria de ficar forever young, mas já percebi que isso não vai ser possível :(
    Pois que venham mais rugas fazer companhia às que já tenho: deixar de rir é que não :)))
    😊

    ResponderEliminar
  7. Bea e Maria, há pessoas mesmo bem resolvidas que em nada se importam com as rugas. Eu em geral não me importo pois acho que o que temos de mais valioso "é invisível aos olhos", contudo, às vezes fico triste ao sentir um certo brilho que tinha e que com a idade se foi.
    ~CC~

    ResponderEliminar
  8. Mas ~CC~ eu não sou nada bem resolvida, limito-me a aceitar o inevitável, e também fico triste muitas vezes.
    E até sou fã do Petit Prince e tudo, mas 90% das pessoas (ou mais) não liga nenhuma a isso; hoje, mais do que nunca, o que conta é a imagem.
    E nós, mulheres, somos muito mais avaliadas pelo exterior que pelo interior, that's a fact :(
    C'est la vie!
    🌹

    ResponderEliminar
  9. Não sei, o que acho estranho é já não me sentir a que fui. Olho as fotos e reconheço, até tinha certa graça. Mas é como se aquela pessoa fosse outra. Há muitas outras eu atrás da que sou hoje. E, se viver mais, também o hoje será história. Até que fique um presente completamente encarquilhado. E depois nada.
    Não me parece que critique quem muito se preocupa com rugas e velhice em geral. Mas não critico porque acho esse tipo de crítica uma perda de tempo e até nem tenho nada com isso. Mas a verdade é que não vejo como se pode impedir a natureza de fazer o seu caminho. E portanto acho que há muita preocupação inútil e muito trabalho a esconder o que, a dado passo, não é escondível. Mas tudo bem. Cada um é um.

    ResponderEliminar

Passagens