domingo, 14 de junho de 2020

Preciso de ter asas



Fui ver as tuas praias do Tejo. Aquelas em que tomavas banho no intervalo do almoço com um bando de miúdos, à pressa, antes que as mães ralhassem ou a régua da professora se materializasse nas tuas mãos.

As praias de rio não atravessaram a minha infância, nem os rios.

A primeira vez que entrei num rio a sensação de estranheza e desconforto foi grande, não via o fundo e os pés batiam num chão meio mole, onde se enterravam ligeiramente. Não podia acreditar que tomavam banho entre gafanhotos, embora lhe chamassem alfaiates e assegurassem que eram inofensivos.

Aprendi a gostar dos açudes, da água fria e escura, das folhinhas caídas na água, a ignorar os bichos, a perder o medo. Não havia opção, animar as férias dos miúdos incluía levar um grupo de dez ao rio, foi um dos meus trabalhos de juventude. Foi só aí que percebi o que era uma aldeia, um baile de bombeiros, um parque de merendas, o valor de um largo de igreja e de uma capela de milagres.

Mas ainda me lembro já adulta de me espantar com os piqueniques, a algazarra, a imensidão das famílias, a panóplia dos brinquedos, o volume da música. Era um Portugal rural que (ainda) desconhecia.

Mas as praias de rio nunca serão verdadeiramente as minhas praias. Preciso de sentir o sal na pele. Mas vou cada vez menos e este ano esta ameaça das praias hipervigiadas, guardadas, com sinais e bandeiras está a afastar-me ainda mais. Não gosto de barreiras, de prisões, de vigilância, de ordens. É um nó no peito que cresce, ando a ver se não me sufoca. Preciso de ter asas.

~CC~



8 comentários:

  1. Também sempre preferi as águas em movimento às águas paradas, talvez por ter sido assim habituada desde criança. Águas paradas e escuras 'jamé', gosto de ver o que (se) passa à minha volta.
    Agora há praias fluviais muito bonitas, mas ainda assim prefiro o oceano, sem dúvida.
    🐳

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro água, na falta do mar, um rio, uma lagoa, uma cascata...mas aquele poder de me lavar a alma só mesmo o oceano.
      Abracinho
      ~CC~

      Eliminar
  2. Falta magia às praias de rio. A magia que sentimos na água salgada.
    O mar, esse desconhecido, dá-nos paz, tranquilidade.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa semana António...e com um bocadinho de magia!
      ~CC~

      Eliminar
  3. Vamo-nos adaptando mal a tanta regra a cercear-nos a liberdade e que nos tira vontade de tudo. Mas pode que passe e daqui a uns anos seja apenas uma lembrança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje coloquei as moedas num dispositivo electrónico num café, o meu receio é que daqui a uns anos seja um robot a atender-me.
      ~CC~

      Eliminar
  4. Apesar de viver no interior, tomar banho em ribeiras, charcos ou praias fluviais continua a fazer-me confusão. Continuo, também, a precisar de um banho de mar. Infelizmente, nos últimos anos, não tem sido possível.
    Boa semana, CC.

    ResponderEliminar

Passagens