sábado, 18 de julho de 2020

Quero esquecer-me de tudo



Todo o corpo me está a enviar sinais de paragem e eu forço-o, peço-lhe mais um bocadinho de força, de coragem, falo-lhe das maratonas e de que como os atletas procuram resistir até ao final da meta. Um ano anormalmente longo em que apenas Agosto se afigura como trégua.

O corpo fala-me,  só me aponta a direcção do por do sol em pleno Verão, dizendo-me que é por ali que tenho que parar, sorver, apreciar, contemplar. Diz-me que cada dia não voltará mais, que a terra não voltará a passar no mesmo sítio, nunca mais será aquela data, aquela hora.

As coisas, todas as coisas de trabalho, por mais importantes que sejam, começam a fazer pouco sentido. É-me difícil estabelecer o diálogo com quem me pede mais e mais. Torno-me capaz de não atender telefonemas, é toda uma aprendizagem nova, deixá-lo tocar, enquanto vejo o nome da pessoa luminoso no écran a piscar e a piscar. Em alguns casos já nem sou capaz de ligar de volta. Pouco falta para que me autorize a esquecer-me de tudo.

~CC~

10 comentários:

  1. Se o corpo fala, o corpo tem razão. Será melhor ouvi-lo enquanto é tempo. Belas palavras, se não fosse preciso trabalhar para pagar contas e até as couves, não é?

    Se Agosto é o mês, pois que chegue Agosto depressinha. :-)

    Boa tarde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, ah...couves não que não as posso comer, mas espinafres sim:)
      ~CC~

      Eliminar
  2. E uns dias de férias numa praia fluvial, pouca gente, sombras frescas, por exemplo, não ajudava?
    .
    Bom fim-de-semana
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  3. Conheço quem está assim, tal qual, à beira de férias, mas exausta. Que diz, "em férias, vou sair de casa porque a casa exige e há sempre o telefone e do outro lado alguém a pedir alguma coisa que cada vez menos posso dar".
    Julgo que a minha amiga tem razão. E que a CC vive situação semelhante.
    Mas já falta pouco:). Ânimo. É só mais um bocadinho.
    E não é de hoje, é de sempre, a Terra não volta a passar no mesmo lugar. Todo o tempo é irrepetível. A originalidade tem um lado trágico e a vida acaba sempre mal:). Mas talvez o términus não seja o mais importante. Podem ser horas ou dias, mas, em relação a todo o tempo que vivemos, é curta fracção. Portanto, mesmo o ocaso é vida. E estarmos vivos e com saúde, mesmo que relativa, é sempre um bem. Pense nisso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa sensação de o tempo ser irrepetível sempre me angustiou, como se a consciência de cada hora não vivida ou desperdiçada com coisas inúteis fosse cada vez maior...
      ~CC~

      Eliminar
  4. O corpo é comandado pela mente. Há que prestar atenção ao nosso 'eu' e perceber se estamos bem connosco. Enquanto não estivermos, tudo nos parece estranho e inatingível.
    Bom domingo, CC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sempre estou...mas prossigo!
      Obrigada António!
      ~CC~

      Eliminar
  5. Venham as férias, CC. E, até lá, se o telefone abusa, corte-se-lhe o pio.

    ResponderEliminar
  6. Só na pandemia o telefone me dizia: como estás? E não: já fizeste? Há que fazer...e por aí.
    ~CC~

    ResponderEliminar

Passagens