sábado, 28 de agosto de 2021

Da medida da cintura

 

Oficialmente de volta ao serviço público de saúde, vulgo SNS. Só coisas boas a dizer, estou a falar a sério.

A consulta durou uma hora e meia (ultimamente no privado era, no máximo, de 10 minutos), devendo-se a extensão à necessidade de construir uma história clinica complexa que estava completamente em branco (a informação do privado não passa para o público) e calma... ninguém estava à espera, uma vez que era a última do dia. Eu já só pensava se ela teria alguém para lhe fazer o jantar ou iria jantar fora e sentia-me mal pelo tempo que lhe estava a gastar por não ter empilhado e datado devidamente os relatórios clínicos anteriores.

A parte melhor ocorreu a meio do tempo. Ela pediu para eu me levantar e tirou a fita métrica do bolso da bata. Perante o meu olhar de admiração, esclareceu que me ia medir a cintura. Pensei mas não disse que não sabia que afinal isto era uma candidatura a modelo. Ela teve graça e disse que era para me fazer o vestido. E depois esclareceu: é que a gordura abdominal é um dos maiores preditores de saúde. E eu fiquei a saber que a julgar pela medida ainda viverei muitos e muitos anos. Agora digam lá se não é bom ter uma médica de família (o resto dos indicadores agora pouco importam, concentro-me neste). 

~CC~

4 comentários:

  1. Impossível não sorrir:). Mas talvez concorde com essa medida de cintura. Parcialmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, ah...quando nos interessa que seja verdade, agimos como tal...quando não, desconfiamos. Pobres médicos:)
      ~CC~

      Eliminar
  2. Será que algo está a mudar? será que finalmente vão focar mais na prevenção das doenças? espero mesmo que sim :) isto animou-me

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A prevenção é mesmo o segredo Manel...só que muitos nem lá vão simplesmente. Todo o protocolo da saúde pública é neste momento centralizado na prevenção, ver y de x em x anos...por exemplo. Muitos de nós, contudo, (nos quais durante muito tempo me inclui) não queremos nem saber...é também em nós que reside o paradigma da doença e do problema.
      Se o animou, já valeu a pena...e toca a medir o perímetro abdominal e cuidadinho com a cerveja:)
      ~CC~

      Eliminar

Passagens