terça-feira, 21 de setembro de 2021

Emparedadas

 

Viviam aqui trinta e três Clarissas emparedadas.

As crianças fazem um trejeito de espanto. Já eu estremeço dentro da palavra. Totalmente impedidas do contacto com seres humanos que viviam fora do convento. 

A guia da visita sugere que o faziam voluntariamente. Mais à frente vamos percebendo que essa escolha seria, contudo, fortemente condicionada. Curiosamente pela abastança e pela pobreza. Os nobres impediam assim a divisão e dispersão da fortuna da família e ganhavam os bons ofícios de Jesus, os mais pobres livravam-se de mais uma boca. Partilhariam mesa de refeitório, mas cada uma com a sua própria loiça. No prato de porcelana de uma, porém, se colocaria, em dias de festa, a mesma carne que na loiça de bairro de outra. Tradicionalmente duas vezes por ano chegaria a cabra, o borrego ou o porco, oferecidos.

A grade do coro alto impede que as vejam quando o padre vem dizer a missa e elas permanecem ali, as 33 juntas num rectângulo pequeno, invariavelmente de pé. Por uma pequena abertura onde só lhes cabe a mão recebem a hóstia. Consagrar o sofrimento a Jesus não impedirá que o sintam, dá-lhe apenas um destino.

Trinta e três mulheres como a idade de Jesus. Contudo, não creio que ele desejasse as mulheres emparedadas. Os não alinhados referem que consagrou Maria Madalena apóstolo como eram os outros. Estremeço mais uma vez, mas desta vez pela comparação com aquelas mulheres lá longe que hoje, como há mais de quinhentos anos, um regime religioso quer emparedar.

~CC~


Bem no centro, a grade do coro alto,


4 comentários:

  1. Parabéns CC!
    Tenha um dia muito feliz.
    Bom Equinócio de Outono (que quando nasceu era de Primavera...)
    Beijinhos & abracinhos.
    🎂🥂🍾
    🌿🌺

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Maria, tão atenta, tão amiga...espero que me perdoe a desatenção de não lhe ter dado os parabéns no seu aniversário, sou uma tonta e a pandemia ainda me entonteceu mais.
      ~CC~

      Eliminar
  2. Voz suave, segura, melodiosa, de mulher:
    "Ligou para CC. De momento não posso atender. Por favor deixe recado que ligarei assim que puder. Obrigada".
    - Liguei só para desejar que tenha um dia de aniversário muito feliz. Não precisa responder, se bem que me encantasse.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha secretária não disse que ligou:)
      ...agradeço muito os votos e a amizade. Um abraço amigo Joaquim.
      ~CC~

      Eliminar

Passagens