sexta-feira, 22 de outubro de 2021

O poder sem rosto

 


Aqueles que na sombra constroem o poder, que nunca expressaram que o desejavam, são, dizem eles, pressionados por massas anónimas que os desejam, os empurram e os apoiam. Quase sempre gente sem ideias, potencialmente maus líderes, pois quem interpreta vontades anónimas e por elas se movimenta, não tem lá dentro um coração a pulsar fortemente por uma ideia de mundo, de país, de instituição.

Tenho assistido muitas e muitas vezes a este poder com rosto alheio.

~CC~

5 comentários:

  1. Não sei se compreendi, os que na sombra constroem o poder (esta parte é-me óbvia) dizem-se empurrados por anónimos que os apoiam (foi aqui que me perdi)
    Na parte final da falta de coração e de ideias sociais, tornei a apanhar o comboio :)

    ResponderEliminar
  2. Fiquei um pouco baralhado CC. Massas anónimas que empurram para o poder os que estão na sombra. Mas então como se vêem e conhecem uns aos outros?
    Ao princípio ainda pensei que se estivesse a referir ao putativo novo líder Paulo Rangel, mas também não encaixa.
    Sendo assim, passo.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia!
    E às vezes 'a massa anónima' são alguns que, na sombra, querem construir o seu próprio poder através de outros que chegam ao poder.
    Desculpe, CC, ter utilizado as suas próprias palavras. Não tive poder para mais.
    Um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Poder - projecto é algo que ainda me faz sentido...mas grande parte dos que vejo se assumirem como candidatos a algum tipo de cargo, pouco ou nada mostram desse (s) projeto(s) ou ideias que têm...é só porque alguém lhes pediu e/ou se acham uma personagem providencial ou por estarem contra alguma coisa/outros. Já houve quem me respondesse: pediram-me, empurram-me, disseram-me que tinha que ser eu...
    ~CC~

    ResponderEliminar

Passagens