sábado, 5 de fevereiro de 2022

No escurinho do cinema

 

Tenho praticado pouco este bom escurinho.

Mas no último domingo passei a tarde num escurinho destes mesmo que não seja bem um cinema. Trata-se do ciclo: um pintor, um filme. O filme da matiné era "Seráphine".  Para quem acha que a arte só nasce em determinadas classes sociais e o estilo se adquire no trabalho com os mestres, esta mulher é um exemplo do contrário. Trata-se de uma mulher só, muito pobre, já na meia idade, uma criada a servir em casas de campo. Pinta talvez para não enlouquecer e falar com os anjos e depois enlouquece por pintar, pela pintura lhe ter derrubado os muros que a continham. A actriz é de uma excelência tão grande que para mim ela é aquela mulher, não a imagino a fazer outros papéis.

Para quem tem plataformas de filmes, pode encontrá-lo com facilidade e passar com ele uma bela tarde ou noite. 

Fiquei com muita vontade de usar finalmente os lápis que me deste, levá-los para o campo e traduzir estevas em telas.

~CC~




8 comentários:

  1. fez-me lembrar o Educating Rita, uma cabeleireira que cansada de cabelos resolve procurar algo mais, ir para a universidade e escrever

    https://www.youtube.com/watch?v=NeDf0dHBhBI

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha visto Educating Rita. Custa-me um tanto ver esse filme, os bêbados não são visão acolhedora. Mas é um bom filme que foge aos parâmetros tradicionais. E no final fica uma memória grata para a vida, cada um sendo boa recordação no outro. Apesar de essencialmente diferentes, houve um tempo em que os personagens se uniram em esforço comum. Foram bem sucedidos. Essa vitória segue na bagagem de cada um e suponho que ajude a continuar caminho. Além do mais, é agradável observar a evolução de Rita - e até a ingenuidade que comporta -, enquanto o tutor se vai afundando.
      Obrigada pelo link. Voltei a ver o filme:)

      Eliminar
    2. Obrigada Luís, Obrigada Bea...
      Hei-de ver mas estou tão sedenta de sair de casa que privilegio tudo o que me possibilite isso.
      ~CC~

      Eliminar
    3. Graças a isto também fui rever. Aguentou bem o tempo.

      Não acho que ele seja um bêbado, diria isso de quem está constatentemente bêbado e isso tem um efeito negativo na vida dele e de outros.

      Eliminar
  2. Saudades de praticar esse escurinho. Não o faço há muito. E também de agarrar em lápis para treinar. Dizem que o desenho vai lá com treino. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Luísa, qb motivação, qb treino...e por certo mais algum qb:)
      Abracinho
      ~CC~

      Eliminar
  3. Apesar de tudo, tenho visto alguns filmes no dito escurinho:). Vou arriscando, uma vez por outra. E tem de facto outra envolvência.
    Desconheço Séraphine. Interessa-me, vou procurar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que vai gostar Bea...
      E ainda bem que já vai arriscando "o escurinho".
      ~CC~

      Eliminar

Passagens