domingo, 27 de fevereiro de 2022

Pela Paz, sempre!

 

Sim, também estou triste, muito.

O que dizer mais quando parece que tudo já se disse e mais de metade foi excessivo, inadequado e padecemos de um ruído que nos torna quase incapazes de racionalizar o que quer que seja?

Abomino a guerra, esta e todas as outras que se vão passando no silêncio do mundo. Eu nem acredito que os exércitos sejam um instrumento de paz, como tantos defendem. Todo o dinheiro que aí se usa é mal gasto, sou pacifista até à medula.

Repito, estou triste e muito.

~CC~

4 comentários:

  1. Também me faltam as palavras, que no meio de tantas, não fazem falta.

    Junto á minha tristeza à sua.

    Boa noite

    ResponderEliminar
  2. O ideal seria que os homens não precisassem de soldados para se defenderem uns dos outros. Porque viviam uns com os outros e em paz. Viviam. Mas, que me lembre, as civilizações mais antigas já os usavam. Para preservação do poder, sobretudo. Os exércitos servem algo ou alguém e hoje são pagos e usados de acordo com os seus interesses. É assim. Países que não possuam uma força bélica não são temidos, estão à mercê da vontade - e tanta vez dos caprichos - de outros. Se algum ousa arvorar-se em pacifista total, é engolido. Porque, mesmo com forças militarizadas ao serviço, todos conhecemos os que já desapareceram do mapa e são apenas história. As guerras são desumanas do princípio ao fim. A incongruência é que os humanos as escolham como modo de solucionar conflitos.
    Também julgo o dinheiro mal empregado nos homens e no material bélico usado para afugentar e se fazer temido por outros homens. É uma máquina de guerra montada para suposta defesa dos interesses de um país contra terceiros internos ou externos. Mas julgo também que temos de ser realistas, as forças armadas são necessárias. E uma União europeia devia tê-las ao seu serviço. A União lucrava em ter vectores mais abrangentes e variados. Ser uma União a sério, congregando os europeus.
    Não é o que temos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bea, as uniões são sempre grupos de interesses, nem sempre os melhores. A União Europeia é uma das uniões possíveis, podem haver tantas outras, de quem nos sentimos próximos? Quando houver uma união pela paz e por um mundo diferente, estou lá.
      ~CC~

      Eliminar

Passagens