domingo, 20 de março de 2022

Por estes dias...

 

Quando é que um sumo compal pequeno, bebido num café, passou a custar 1,75 euros? E um cappuccino 2,75 euros? Achava que na minha cidade os preços nunca iam subir como em Lisboa ou no Porto.  

Conversava eu com a empregada sobre o preço do dito sumo quando entrou um rapaz dos seus vinte anos. Perguntou se vendia uma dose de batatas fritas e qual o preço (batatas mesmo, não de pacote). Ela espreitou para a fritadeira lá dentro e disse que sim, que as podia fritar. E ele almoçou uma dose de batatas fritas e um copo com água.

Calei-me imediatamente com o preço do compal e do cappucino, até me envergonhei por consumir estes bens de que na realidade pouco preciso. Apeteceu-me dizer-lhe que podia pagar algum acompanhamento das batatas mas não tive coragem, é a dúvida de como ajudar sem ferir a dignidade de alguém ou ser intrusiva.

~CC~


2 comentários:

  1. Tenho por vezes também esses pruridos e, na maioria delas arrependo-me de não ter feito nada. Mas, quem sabe se, como a CC estava falando com a empregada, não poderia pedir-lhe que pusesse na sua conta o bife que ia junto com as batatas, dizendo ao jovem - por exemplo - que era oferta da casa, tinha sobrado, qualquer coisa assim que retirasse importância ao caso.
    Fica a sugestão para uma próxima:). Se o jovem comeu as batatas apenas por gosto...fica o gesto. A fome não é boa conselheira.
    Bom Dia.

    ResponderEliminar
  2. É sempre difícil encontrar o que é certo Bea. Não conseguiria fazê-lo sem lhe perguntar por poder ser intrusivo e poder estar enganada na análise, para mim ele simplesmente não tinha dinheiro mas se calhar não era o caso, podia simplesmente apetecer-lhe só aquilo (e imagine que era vegetariano, até podia ofendê-lo).

    ResponderEliminar

Passagens